Fitness: Dor muscular e resultados e Dica do Coach Guto

“O treino de ontem foi bom! Acordei todo dolorido!”. Também temos a cultura da dor muscular em vários outros esportes. No caso da musculação, a dor muscular é associada ao sucesso no treino, adaptações de força e hipertrofia. Mas a dor muscular é realmente um indicador de um treino bem feito? Ou de resultados garantidos? E o dia em que você não sentiu dor, aquele treino não funcionou?

A dor muscular tardia (como é chamada aquela dorzinha que aparece no segundo dia após o treino) ainda tem suas causas pouco compreendidas pela literatura científica. Acredita-se que ela seja produto de inflamações a nível microscópico. Outro ponto são as alterações bioquímicas resultantes da ruptura das miofibrilas. A dor muscular tardia geralmente começa se manifestar entre 6-8 horas de uma atividade intensa e atinge seu pico em aproximadamente 48 horas após o exercício. A dor muscular tardia nos dá uma indicação (em algum grau) da ocorrência do dano muscular* sim, porém não é uma medida confiável para mensurar esse fenômeno.

*DANO MUSCULAR: Microlesões musculares causadas pelo treino. Após qualquer treino realizado causou-se um estresse muscular e consequentemente microlesões “saudáveis” para o músculo

Outro problema é que a dor muscular tardia parece variar muito de indivíduo para indivíduo, tendo atletas que apresentam índices maiores que outros mesmo realizando treinamentos de intensidade semelhante. Fisiculturistas (bodybuilders) relatam que alguns músculos são mais sensíveis a dor muscular tardia que outros, inclusive apontando que nunca sentiram dor muscular tardia em alguns grupos musculares.

  •         Não existem boas correlações entre a dor e o dano muscular induzido pelo exercício.
  •         Indivíduos podem apresentar mais sensibilidade a dor do que outros.
  •         A presença da dor muscular tardia vai diminuindo progressivamente com o tempo e experiência de treino.
  •         Existem grupos musculares mais susceptíveis a dor muscular tardia do que outros.

Então, pode até usar a camiseta escrita “no pain, no gain” porém, fique sabendo que é só propaganda.

PROFESSOR EDSON ANDREOLI

CREF: 073656-G/SP

www.nutriesportes.ntr.br

Dica do Coach Guto

Atividade Física e Suplemento de Nutrientes

Cada nutriente tem um papel em nosso organismo. Então de acordo com a atividade física nós podemos dosar a quantidade desses nutrientes.

Por exemplo:

Praticantes de atividade física de explosão de curta duração, como um velocista, devem ingerir carboidratos antes do treino, pois eles precisam de liberação de energia imediata.

Praticantes de musculação, focados em ganho de massa magra, tem que se preocupar com o consumo de proteína ao logo do dia.

Os suplementos são importantes para dar o suporte de nutrientes para esses atletas durante o treino.

Eles servem para prevenir deficiências e repor os nutrientes.

Se ingeridos corretamente, na quantidade e nas recomendações adequadas, os suplementos irão fazer uma ótima diferença no seu resultado.

Se quiser mais detalhes clique no meu banner ao lado e deixe a sua mensagem no meu site.

Lembre-se: CONSULTE SEU NUTRICIONISTA para saber qual a quantidade certa de nutrientes para o seu corpo.

Até a próxima dica.

Coach Guto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens