Fitness: Prefira os exercícios multiarticulares durante seu treino

Utilizar métodos eficientes e intensidade adequada são fundamentais para ganho de massa muscular e para auxiliar na perda de gordura. A escolha dos exercícios também é fundamental para atingir tais resultados de forma otimizada, e nesse quesito os melhores exercícios são sem sombra de dúvidas os MULTIARTICULARES.

Sim, MULTIARTICULARES! Entenda nas próximas linhas o que isso significa e peça para seu professor priorizar esses exercícios nos seus treinos.

1) O que são exercícios Multiarticulares?
São exercícios que ao serem executados envolvem mais de uma articulação, e, consequentemente mais músculos são recrutados gerando mais trabalho para o corpo.

2) Exemplos de exercícios Multiarticulares:
Agachamento, levantamento terra, afundo, leg press, supinos, paralela, puxadas, remadas, arranco e arremesso. No agachamento por exemplo além de ativar quadríceps, ativamos glúteos, posteriores de coxa, músculos paravertebrais e outros para estabilizar o movimento. Na cadeira extensora, que é um exercício uniarticular, ativamos somente o quadríceps! Perceberam a diferença? Outro exemplo: Na puxada ativamos os músculos dorsais, deltóide posterior, flexores do cotovelo e até o abdômen é muito solicitado, por outro lado na rosca direta ativamos apenas os flexores do cotovelo!

3) Por que optar pelos Multiarticulares?
– São exercícios muito mais funcionais, ou seja, mais parecidos com os movimentos que executamos no dia a dia.
– Economia de tempo: sim, pois ao invés de fazer crucifixo pra peito + elevação lateral para ombros + tríceps polia para tríceps, eu posso fazer apenas um supino inclinado e treinar esses três músculos em apenas 1 exercício.
– Maior gasto energético na atividade e principalmente no descanso! Esse é o ponto chave para o emagrecimento. Quanto mais músculos eu ativar, mais músculos vou ter que recuperar, mais músculos vou hipertrofiar, e o custo energético para reparo tecidual, reposição de substratos energéticos e tentativa de anabolismo é bem elevado. Isso tudo gasta bastante energia, isso acelera o metabolismo!

Espero que tenham gostado do texto. Semana que vem tem mais!! Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens