Gio Giacomini: Melatonina, mais que um hormônio do sono

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, que é uma pequena glândula localizada na região central do cérebro, no meio dos dois hemisférios cerebrais. A melatonina age sobretudo no próprio cérebro, sendo responsável pelo controle dos ciclos de sono e vigília.

À noite, quando está escuro, a produção de melatonina aumenta, induzindo o cérebro a sentir sono. Durante o dia, quando está claro, a secreção de melatonina reduz-se, fazendo com que fiquemos mais despertos. A simples exposição à luz durante a noite ou ao escuro durante o dia pode alterar o ritmo de produção da melatonina.

 

COMO FUNCIONA A MELATONINA NATURAL

Como já explicado na introdução deste artigo, a melatonina é um hormônio produzido no cérebro que é responsável pelo controle do ritmo circadiano do nosso organismo. O ritmo circadiano é o nosso relógio interno de 24 horas, que determina o ritmo dos processo biológicos do nosso organismo ao longo de um dia inteiro (controla, entre outros, a temperatura corporal, a secreção de hormônios e a pressão arterial). O ritmo circadiano desempenha um papel crítico na definição de quando vamos adormecer e quando vamos acordar.

A produção de melatonina começa a se elevar ao entardecer, atingindo o seu pico entre às 23h e às 3h da manhã. Após o pico, os níveis de melatonina caem rapidamente, preparando o organismo para acordar no início da manhã. Ao redor das 8h-9h da manhã, os níveis de melatonina encontram-se no seu valor mínimo e assim permanecerão até o início da tarde.

É sempre importante destacar que a melatonina tem um importante papel no controle do ciclo sono-vigília, mas não é o único fator que controla o momento no qual sentimos sono. Nem todo mundo com insônia tem deficiência de melatonina.

A melatonina é produzida a partir do triptofano, um aminoácido presente em diversos alimentos, tais como laticínios, carnes, amendoim, ovos, ervilha. O consumo de alimentos ricos em melatonina, como vinho, frutas, cereais e azeite e deste aminoácido podem ajudar na indução do sono.

Como hoje temos cada vez mais estímulos luminosos mesmo durante a noite, como a televisão, computadores e o uso constante do celular, algumas pessoas podem ter uma produção menor ou mais irregular da melatonina.

Então vamos praticar a forma natural para que tenhamos horas de sono saudável.

De maneira geral, a melatonina é uma indolamina (grupo de neurotransmissores) , quimicamente conhecida por N-acetil-5-metoxitriptamina e é sintetizada a partir de aminoácidos triptofano em diversas partes do corpo. A mais conhecida e documentada é a glândula pineal e nesse área sua produção só acontece durante a fase da escuridão. A retina registra os sinais luminosos mesmo quando estamos com a pálpebras fechadas, e esses sinais são enviados para o núcleo supraquiasmático (grupo de neurônios localizados no centro do cérebro), que por sua vez manda o recado para a glândula pineal, interrompendo a produção de melatonina.

É por isso que para termos uma produção de melatonina, ao dormirmos é indispensável manter o ambiente o mais escuro e tranquilo possível.

Na próxima semana volto com muito mais! Até lá!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens