Há alguns anos eu decidi me mudar de São José do Rio Preto, minha cidade natal no interior de São Paulo, e vir para a maior cidade da América Latina. Na capital paulistana encontrei várias oportunidades e pude crescer pessoal e profissionalmente, mas essa mudança claro também veio com algumas coisas ruins.
Como grande parte das grandes cidades do mundo, São Paulo tem um alto índice de poluição. Todos nós sabemos o quanto ela é prejudicial às nossas vias aéreas, porém hoje sabemos também o quanto ela de fato prejudica a nossa pele e aumenta o nosso envelhecimento.
Nós médicos dermatologistas somos ensinados sobre os efeitos do sol na pele, provocando o estresse oxidativo e os famosos radicais livres e como isso piora a qualidade da pele e acelera o envelhecimento.
O efeito do sol na pele também é capaz de alterar o nosso DNA e aumentar o risco de surgir cânceres de pele, o tipo de câncer mais frequente mundo.
Hoje sabemos que a poluição do ar também tem esse mesmo efeito oxidativo na pele.
O melhor para nossa pele seria então não ter o contato com essa poluição, mas a solução desse problema é muito mais simples do que mudar para o interior ou usar menos o carro, e por isso mesmo que criou-se produtos para nos proteger desses efeitos.
Assim como os protetores solares foram desenvolvidos para diminuir os efeitos do sol na pele, hoje temos vários produtos com ação antioxidante e voltados para o efeito da poluição.
Temos o Vichy Mineràl 89 e o Usk Advanced Defense Booster para o rosto e o Lipikar creme Aox para o corpo são produtos de uso diário que nos protegem das partículas poluentes do ar.
O uso da vitamina C tópica, um clássico antioxidante usado por dermatologistas, de maneira contínua, também mantém a pele jovem e nos ajuda a combater o estresse oxidativo. Produtos como o CE Ferrulic da SkinCeuticals e o Usk Super C são adorados pelos meus pacientes e geram melhoras visíveis na pele.
Em alguns casos, podemos também associar algumas tecnologias como o Fotona e o Etherea para melhorar o efeito de antienvelhecimento.
Não deixem de dar as suas opiniões e sugestões sobre os cuidados com a pele no meu Instagram (@dr.ivanrollemberg) e no meu aplicativo (Dr Rollemberg).
Até a próxima!