Luiz Pedro: A doença periodontal

periodontal

Olá amigo (a) do Criando Sorrisos, “bora” enfrentar mais uma semana! Você que me acompanha nesta jornada pelo sorriso saudável já esta conhecendo mais profundamente o universo da boca. Na semana passada, falamos sobre a doença gengival (clique aqui). Hoje o assunto é bem sério e complexo, a DOENÇA PERIODONTAL.

Mais conhecida como periodontite, atinge com mais frequência á população adulta.

A placa bacteriana aderida ao dente e a gengiva, consegue penetrar através do sulco gengival nas estruturas de sustentação do dente. Provoca uma infecção que destrói o ligamento periodontal e o osso subjacente.

A principal queixa é que os dentes estão se movimentando, ficando moles e gosto ruim na boca.

Na periodontite o inchaço, a vermelhidão são mais intensos. O mau hálito é forte, causando muito constrangimento à vida social do indivíduo.

O tratamento é descontaminar o dente, gengiva e periodonto, através de uma raspagem profunda com uso de anestesia e muitas vezes há necessidade de medicamentos para ajudar a combater a infecção.

Após o tratamento a gengiva desincha, e como ocorreu a perda de osso em volta do dente, a raiz fica exposta causando dor com gelado ou quente, a sensibilidade dentinária, além de deixar a sensação de que o dente ficou maior.

Essas são as principais sequelas da doença, porém não são todos os casos.

Vale ressaltar que os estudos que comprovam a existência de um componente genético envolvido, assim como na gengivite.

A orientação sobre hábitos saudáveis, técnicas de escovação e o uso correto do fio dental são fundamentais, pois o sucesso do tratamento depende do empenho do paciente.

Vale muito consultar o seu dentista para realizar prevenção.

Por hoje fico por aqui, semana que vem tem mais e conto com vocês para propagar o conhecimento, COMPARTILHE, vamos todos juntos por, vamos todos em busca do sorriso saudável.

“A saúde começa pela boca.” – Dito popular

#3FS

 

Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens