Olá pessoal, mais uma semana, que legal, estamos aqui de novo junto com o Luiz Andreoli, dividindo e compartilhando conhecimento do mundo odontológico.
Li as reportagens do Portal na semana passada, quanta informação legal, parabéns a todos pelo trabalho!
Na semana passada, falamos sobre o autoexame oral, foi muito bom. O mais importante, pessoal, é despertar este hábito em vocês, pois prevenção é tudo, como vovó já dizia!!
Pessoal, hoje vamos conversar sobre dores nos dentes. Principalmente a dor sutil, aquela dorzinha fininha que não levamos a sério, que logo passa e a gente esquece, ou finge que esquece, mas no fundo sabemos que não está tudo bem.
Quero ensinar vocês a observarem com outros olhos essas dores sutis, pois elas são sinais importantes de que algo esta errado. Acontecem em três situações rotineiras do nosso dia a dia:
- Quando ingerimos líquido ou algum alimento gelado e o dente dói é um forte indício de cárie e/ou retração gengival. TRATAMENTO: Remove-se todo tecido cariado, restaura com resina e tudo se resolve.
- Quando ingerimos líquido e/ou alimentos quentes e sentimos dor é um sinal bem característico de inflamação no nervo do dente, ou seja, o problema é no canal, na grande maioria das vezes a doença cárie já esta bem avançada e o nervo bem irritado. TRATAMENTO: Trata-se o canal, restaura o dente com resina e tudo fica resolvido.
- E a terceira situação, o açúcar, aquele docinho delicioso que todo mundo gosta de comer de vez em quando. Se doer, sinal clássico de cárie. Alimentos açucarados irritam o dente cariado. TRATAMENTO: Na maioria das vezes, se remove a parte danificada do dente (cárie) e na sequência é realizada a restauração, sem a necessidade de tratar o canal.
Olho nestes sintomas, e desejo a todos os três F’s:
Força, foco e fé!!! Vamos em frente !!!
ACP ODONTOLOGIA
Av Luiz Stamatis, 431 – Lj 24/25 – Jaçanã – SP (dentro do hipermercado Bergamini)
Fone: 11-2241 3658