Luiz Pedro: O bruxismo

bruxismo

Olá amigos e amigas do Criando Sorrisos, prazer estar com vocês por mais uma semana. Estamos caminhando bem rumo ao sorriso saudável.

Se vocês têm acompanhado “nossos encontros”, perceberam tamanha a complexidade da boca, acredito que hoje conseguem entender muito melhor a minha frase: ”A boca é um grande universo”.

Hoje o assunto é bruxismo, também conhecido como hábito de ranger ou apertar os dentes.

Quase toda semana recebo no meu consultório pacientes com fortes dores de cabeça e ouvido, relatando terem se consultado com neurologista e otorrinolaringologista. Após diversos exames, descobrem que na verdade o seu problema está na boca.

O osso mandibular está conectado ao crânio por diversos músculos, responsáveis pelo abrir e fechar da boca, pelo movimento de lateralidade (de lado) e também protusão (para frente).

Esses músculos são compostos por um tipo de célula com grande capacidade de acumular o stress do corpo, e por tensão destes, ossos do crânio sofrem pressão da musculatura gerando dores de cabeça, face, ao mastigar e no ouvido.

O hábito de ranger dente está diretamente ligado ao stress, alterações no sistema nervoso central, principalmente o hormônio dopamina. Novos estudos indicam também serem desencadeados por problemas respiratórios.

O dia a dia do ser humano moderno é intenso, são diversos compromissos: trabalho, família, estudo, etc. Somos bombardeados por uma enxurrada de informações, definitivamente não é fácil. Os músculos vão ficando tensos e a produção de dopamina vai diminuindo, gerando cada vez mais estresse.

O tratamento inicial do bruxismo ocorre através de uma placa de mordida, que reveste todos os dentes superiores ou inferiores, depende da particularidade do cada caso. Confeccionada em acrílico, deve ser usada apenas para dormir, pois durante o sono não temos o controle muscular.

A placa de mordida apresenta três funções:

– A energia gerada pelos movimentos de lateralidade e protusão é direcionada aos ossos e dentes capazes de absorver a força.

– Os músculos ficam “confusos”, perdem a força e relaxam.

– Os dentes ficam protegidos, evitando quebras e o desgaste precoce.

O tratamento pode durar de 2 a 6 meses com acompanhamento profissional.

O Bruxismo pode ser temporário, e aparecer em episódios isolados durante a vida.

Vale muito salientar que ter hábitos saudáveis e praticar esportes são fundamentais para diminuir o estresse, consequentemente o ranger dos dentes.

Por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado, “bora” curtir e compartilhar!!!!

#3fs

 

Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens