Luiz Pedro: Retração gengival e a sensibilidade dentinária

sensibilidade dentinária

Amigo (a) do Criando Sorrisos, a semana sempre voa e estamos aqui para mais um bate papo sobre o universo da boca. Hoje eu trouxe um tema que atinge uma parcela enorme da população, a sensibilidade dentinária.

Caracterizada pela perda de gengiva ou do esmalte. Como consequência a exposição da dentina, é causada por dois motivos, excesso de força na escovação e bruxismo, problemas que atingem crianças, adolescentes e adultos.

O desgaste do dente ocorre por uma associação de fatores, sendo os principais: o hábito de ranger os dentes, ingestão de alimentos ácidos, escovação com excessiva força e doenças gastroesofágicas, onde o esmalte é removido, expondo a dentina.

A exposição dentinária pode gerar dor aguda e de curta duração, que geralmente acontece durante a ingestão de alimentos gelados ou na hora de fazer escovação, e tem mostrado impacto negativo na qualidade de vida das pessoas.

Nas últimas duas décadas, após muitas pesquisas, os cremes dentais específicos para combater a erosão dental e a hipersensibilidade dentinária já instalados, foram inseridos no mercado.

Porém, um estudo recente conduzido no laboratório da universidade de Berna, na Suíça, apontou que cremes dentais para tratar essas condições devem ser usados como complemento a um tratamento planejado, e não oferecem solução definitiva para a perda da estrutura do esmalte, muitas vezes sendo meramente paliativos para a dor, mascarando os reais sintomas da doença.

Sem sombras de dúvidas, o melhor mesmo é a prevenção.

Grande abraço e obrigado pelo seu tempo.

 

 “O sorriso é o sol que afugenta o inverno do rosto humano. ” – Victor Hugo

 #3fs

 

Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens