Gio Giacominni: Os superpoderes da jabuticaba

Pretinhas por fora e branquinhas por dentro, a jabuticaba é uma delícia e uma fruta 100% brasileira, podendo ser encontrada nas regiões mais tropicais do Norte ao Sul do país, mesmo sendo típica na Mata Atlântica.

Três espécies são cultivadas no país, todas ricas em açúcar e com aproximadamente 45 calorias em 100 gramas da fruta, consequentemente não engorda quando consumida com moderação.

É possível encontrar jabuticabas em feiras de frutas e, na hora de comprar, prefira levar para casa aquelas que estiverem mais viçosas, firmes, brilhantes, sem rachaduras ou picadas de insetos.

A melhor forma de consumi-la é fresca, para evitar a fermentação, que começa imediatamente após a colheita e altera o sabor e o valor nutricional da fruta.

A jabuticaba é uma fruta ideal; sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, e possui grandes quantidades de vitamina C e outras vitaminas como a vitamina E, o ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.

Um grande diferencial são as propriedades da sua casca, pois ela é rica em antocianidina, ou vitamina R, que dizem ser 50 vezes mais potente que a vitamina E e 20 vezes mais potente que a vitamina C. As antocianidinas são encontradas normalmente em frutas e flores com coloração que varia do vermelho e azul e estudos dizem que ela possui propriedades antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Outra substância importante, contida na casca da jabuticaba, é a pectina, que é uma fibra solúvel.

O valor nutricional da jabuticaba é muito maior na casca do que na polpa da fruta, portanto não jogue a casca fora. Eu vou ensinar uma receita fácil e prática de se aproveitar o melhor da fruta.

Após comer uma generosa porção da fruta, lave as cascas e  congele. Separe em média de 20 a 25 unidades da casca para fazer um chá.

Para preparar o chá, ferva as 25 cascas para 800 ml de água por 5 minutos, seguido de uma infusão de 10 minutos.  Você pode tomar tanto quente quanto gelado.

Para deixar esse chá mais funcional e saboroso, pode usar variações como adicionar gengibre, canela, cravo, anis, cardamomo.

Toda a composição de fitoquímicos está presente na casca, o que a torna um poderoso anti-inflamatório.

Na próxima semana volto com mais informações para ajudar você a manter sempre o seu Bem-Estar! Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens