Jorge Lordello: Meu apartamento foi invadido, e agora?

Um misterioso fato ocorreu em condomínio no bairro de Pinheiros/SP no início do mês de março/22. Um morador ao chegar do trabalho notou que a porta de seu apartamento havia sido arrombada e objetos de valor subtraídos. Imediatamente, comunicou os fatos ao zelador e síndico.

Depois de horas vasculhando imagens no circuito interno de câmeras de segurança, nada de anormal ou suspeito foi encontrado. Ninguém tinha entrado no prédio sem ser devidamente identificado.

Após registro policial, a polícia civil iniciou investigação e após poucos dias uma idosa, que trabalhava como cuidadora em uma das unidades, foi presa, pois constava contra ela mandado de prisão expedido desde 2019 em razão de condenação criminal pela prática de latrocínio ocorrido na cidade de Santo André/SP. Pasmem, a ladra tem passagens criminais desde a década de 80.

A captura foi realizada por policiais da 4ª Delegacia do Patrimônio (Investigações sobre Roubos a Condomínios). A equipe apurava um furto ocorrido dias antes em uma unidade desse mesmo edifício. Devido a vida pregressa da tal cuidadora, não está descartado o envolvimento dela na invasão do apartamento.

Ficou evidente neste relato, que não basta apenas condomínios investirem em segurança patrimonial, é preciso que o morador também tenha diversos cuidados, principalmente ao contratar colaboradores domésticos e prestadores de serviços.

Atualmente, usando apenas o google, é possível fazer pesquisa criminal e descobrir se alguém está sendo procurado pela justiça em todo país.

O Sinesp Cidadão é um aplicativo de acesso público do Governo Federal que visa aproximar o cidadão das políticas e ações de segurança pública, permitindo aos seus usuários realizarem consultas sobre Mandados de Prisão, Veículos com Restrições (Roubo e Furto), Pessoas Desaparecidas e Procurados pela Justiça, além de permitir a participação cidadã, conforme descrito abaixo:

Mandados – Permite ao usuário consultar os mandados de prisão aguardando cumprimento, mantidos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ – Conselho Nacional de Justiça.

Veículos – Permite ao usuário consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil, com padrões de placas cinza e placas Mercosul. O aplicativo possibilita ainda que o usuário “logado” possa cadastrar seu próprio veículo e comunicar a restrição caso sofra roubo ou furto.

Procurados – Exibe a lista dos criminosos mais procurados do país. A lista é organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com informações de foto, nome, apelidos e histórico que explica os crimes que o procurado já cometeu.

Desaparecidos – Permite ao usuário consultar pessoas desaparecidas. Atualmente as informações são provenientes dos boletins de ocorrência de desaparecimento enviados por todas as Unidades de Federação ao Sinesp.

Participação Cidadã
 – Inicialmente, esse módulo está disponível apenas aos usuários que residem nas cidades cobertas pelo programa Em Frente, Brasil. Através deste módulo é possível encaminhar denúncias diretamente à Ouvidoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que a direciona aos órgãos competentes.

Jorge Lordello

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: Static Videezy

Imagem 02: Foto real do apartamento, arquivo pessoal colunista

Imagem 03: App Sinesp Cidadão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens