Semana passada recebi e-mail com o seguinte assunto: “produto aguardando retirada em agência do correio”.
No corpo da mensagem, vinham os seguintes dizeres usando logotipo e cores características dos correios:
“Atenção, foram realizadas 3 tentativas frustradas de entrega no seu endereço. Ocorrência: ausência de destinatário. Status: aguardando retirada urgente. Você está recebendo em anexo o formulário de autorização de retirada de objeto devolvido, que deve ser impresso, assinado e apresentado obrigatoriamente na Agência dos Correios mais próxima de sua residência. Lembramos que o prazo é de 7 dias úteis. Alertamos que foram efetuadas 3 tentativas de entrega, sendo a primeira no mesmo dia da chegada do objeto na unidade de distribuição. A segunda e a terceira tentativa, conforme regulamento, são realizadas nos dias úteis subsequentes. Caso as 3 tentativas de entrega sejam frustradas, o objeto ficará disponível para retirada pelo prazo de 7 dias corridos. Após os 7 dias, o objeto será encaminhado ao seu remetente de origem. Segue em anexo seu código de autorização de retirada. É só baixar e gerar documento. Política de Privacidade – © Copyright 2021 – Correios – Central de Atendimento”.
Se o leitor receber mensagem como essa, teria a curiosidade de abrir o anexo?
A abertura do tal documento nada mais é que a porta de entrada de vírus em seu computador ou smartphone. Jamais acredite, de imediato, em mensagens recebidas em qualquer dispositivo de seu computador, como também através de redes sociais e aplicativos como WhatsApp e telegram.
Na dúvida ou curiosidade, ligue para a central da empresa ou entre em contato via site para ter certeza da origem da mensagem recebida. Posso garantir que em 99% das vezes irá confirmar sua suspeita de que realmente trata-se de golpe digital.
Jorge Lordello
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik