Lordello: Nova modalidade de invasão a prédios

Semanalmente, venho dando aqui no Portal do Andreoli dicas de segurança e essa é mais uma que vale a pena estar atento.

Quadrilhas organizadas estariam enviando cartas timbradas com logomarca de operadoras de TV por assinatura informando sobre a necessidade de modernização da tecnologia empregada, e, para tanto, terá que ser substituído equipamento dentro da casa do assinante. Ao final, é fornecido telefone para agendamento de equipe técnica. Ressalto, ainda, que em razão do fim do sinal analógico, é possível que utilizem dessa informação como forma de induzir o morador a acreditar que a carta é realmente verídica.

Em 2016 constatei pelo menos 3 invasões a prédios na cidade de São Paulo, sendo que os marginais possuíam todos os dados do assinante que recebia telefonema, oportunidade na qual era induzido da necessidade de troca de conversor. O falso atendente de telemarketing agendava a visita do falso técnico, que chegava na portaria do edifício com os mesmos trajes de funcionários da operadora de TV por assinatura. É óbvio que o morador liberava a entrada do suposto prestador, que promovia assalto, amarrava as vítimas e deixava tranquilamente o local, como se tivesse realizado o serviço.

Portanto, são importantíssimos quatro alertas:

1)Para Moradores: jamais acredite de pronto em cartas ou telefonemas de empresas públicas ou privadas. Procure pegar diversos dados da pessoa que ligou e anotar tudo. Não agende nenhuma visita antes de entrar em contato com o fone PABX da empresa mencionada, sendo certo que tal número deve ser localizado no portal da entidade. Somente assim terá certeza de estar sendo vítima de golpe ou não.

2)Para Síndicos: alerte porteiros e zelador sobre todas as modalidade criminosas referentes a invasão a condomínios. Oriente que jamais devem acreditar de plano em telefonemas, cartas e visitas surpresas de supostos técnicos que não foram requisitados.

3)Para Porteiros: após obter autorização do morador para entrada de técnico que for prestar qualquer tipo de serviço, é importantíssimo solicitar documento público original com foto (RG ou CNH) e também identificação da empresa que trabalha. Anote nome completo, número do documento apresentado, nome da empresa que trabalha, horário de entrada e saída, nome da pessoa que autorizou o ingresso do desconhecido e tire fotografia do rosto para arquivo. Se porventura desconfiar de alguma coisa, não perca a oportunidade de chamar o zelador e transfira a ele a responsabilidade de análise da liberação da entrada ou não.

4)Para Zeladores: toda vez que for acionado pela portaria sobre suspeita de visitante autorizado a entrar pelo morador ou empregado doméstico, procure checar outros dados, como por exemplo, telefonar para a empresa onde o prestador de serviço trabalha. Havendo indícios de tratar-se de bandido, o ideal é acionar a polícia militar, através do fone 190 e relatar o problema que está vivenciando. Se entender que deve atender a autorização do morador, recomendo acompanhar o prestador de serviço até o apartamento. Após 10 minutos, peça para o porteiro entrar em contato com a unidade e solicitar conversa com o zelador, que poderá utilizar senha de pânico ao fone, avisando do assalto em andamento.

Sempre digo nas palestras que ministro em condomínios verticais e horizontais, da importância de se fazer circular informações de ordem preventiva para os funcionários do prédio, domésticos e moradores. Pelo menos a cada 15 dias, todos devem receber algum tipo de aviso, alerta ou orientação para que possam ficar mais atentos e gerar conscientização em segurança.

Na semana que vem eu volto com mais dicas de segurança para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens