João Eduardo Dmitruk: “Li e Concordo’’ o avanço da tecnologia no Home office.

Na coluna Tecno é Vida desta semana vamos entender quais praticidades foram criadas para facilitar nosso dia-a-dia durante a pandemia. Resolvi escrever sobre esse assunto, pois esse momento chamado por várias pessoas de Novo Normal, pode ficar por muito tempo…

Em meados de fevereiro deste ano, 2020, ficamos sabendo do Corona vírus que se alastrou pelo no mundo inteiro. E junto com o Covid19 surgiu a necessidade do distanciamento social, trazendo junto a saudade, o medo, entre outros sentimentos difíceis de lidar.

E para cuidarmos da saúde nossa e das outras pessoas saímos do escritório e fomos para casa, para a mesa da sala. Subestimamos o vírus, pois vivemos em uma época em que a tecnologia resolve tudo, mas…não foi bem assim. O tempo passou e ainda estamos em Home Office. E para viver melhor, muitos fizeram de sua casa uma fortaleza, outros um escritório, e uma minoria continua rezando para voltar para a sala com o chefe, olhando para nossa cara.

Assim, a tecnologia vai ganhando espaço em nossas casas e neste ano de 2020 ela escancarou a porta, com computadores com câmeras excelentes. Quem não usou o próprio celular para fazer reuniões?

Para atender nossa demanda de redes, hoje temos aplicativos dos mais diversos nomes, cores e modelos que ajudam as pessoas a se aproximarem mesmo estando longe. Grandes empresas ainda optaram por programas e aplicativos mais convencionais como os da Microsoft e outras se reinventam e facilitam com o uso de aplicativos inusitados.

Entretanto, o consumismo pode aparentar ter diminuído, mas em contrapartida empresas como Mercado Livre, Enjoei entre outras, de que facilitam as compras e vendas, explodiram de vender neste período. Precisaram se reinventar, inovar e absorver os serviços de entrega para garantir uma excelente prestação de serviço.

Contudo, algumas empresas pararam no tempo, e o que acontece é igual aquele velho ditado ‘’enquanto uns choram outros vendem lenços’’. O mercado é dinâmico e as transições são agressivas e muitas empresas não se adequaram e simplesmente se deixam levar pela maré, se tornando obsoletas diante desse novo cliente, que é um cliente exigente, conectado e que exige uma resposta veloz e imediata.

Para acompanhar as mudanças, os smartphones, computadores e aplicativos se tornaram incrivelmente mais dinâmicos e responsivos trazendo facilidades e perigos, a nova lei de proteção de dados veio para regular esse movimento e como ponto focal a Inteligência artificial. A Lei de Proteção de Dados vem no sentido de regular a forma com que as empresas devem lidar com os dados dos consumidores fornecidos pela rede.

O Marketing direcionado advinha o que você quer, por exemplo:  sabe aquele dia que você pensou em comer uma massa e quando abriu seu celular lá estava o aplicativo de comida dizendo ‘’oi veja nossas promoções para restaurantes italianos’’. O Marketing é exatamente isso, buscar entender a demanda do consumidor e fornece um leque com muitas vantagens de compra e venda por meio do perfil de seus usuários levantados nas redes sociais.

São nesses espaços em que deixamos nossos likes, localizações e deixamos também nossos mais diversos rastros que são informações que são vendidas paras empresas de pesquisas. Vocês sabem o pior de tudo? Você concordou! Não se lembra? Pois essas redes lembram do seu click no ‘’li e concordo ‘’.

Não tenha medo da tecnologia, ela está aqui para facilitar, todas estas ferramentas que são desenvolvidas para intensificar as experiências de compras, vendas, conforto e segurança tem um objetivo de nos atender é preciso experimentar. A tecnologia é como honestidade só se sabe o que é usando. Não se bloqueie, experiência, mas com cuidado!

 

João Eduardo Dmitruk.

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