Ana Lessa: MTC e auriculoterapia

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma das mais antigas formas de medicina conhecida no mundo. Contém várias técnicas de tratamentos terapêuticos; dentre elas podemos citar a: Auriculoterapia, Acupuntura, Moxabustão, ventosa entre outras. O seu objetivo principal, não obstante da técnica, é a regularização do fluxo energético de QI nos Órgãos (Zang), Vísceras (Fu) consequentemente nas demais partes do corpo. Hoje vamos falar sobre a Auriculoterapia.

Aurículo significa orelha, terapia igual a tratamento. Auriculoterapia: técnica que faz uso do microssistema existente no pavilhão auricular para fins terapêutico. O pavilhão auricular é uma parte muito importante do corpo humano, ela constitui um microssistema, que funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, e reflete todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos. Quando há uma desarmonia em qualquer parte do corpo humano, é refletido na orelha em localidades específicas a cada enfermidade gerando diversas reações. As mais comuns são: descamações, mudanças na coloração, mudanças morfológicas nessas áreas, entre outras. Todas estas reações podem aparecer mesmo antes que a enfermidade se manifeste e, como em um passe de mágica, desaparecer depois da cura da enfermidade.

A orelha possui mais de 200 pontos específicos que correspondem aos órgãos e estruturas anatômicas do corpo. É possível diagnosticar prevenir e tratar disfunções orgânicas, emocionais, e dores em geral, como por exemplo, rinite, sinusite, ansiedade, dor de cabeça, insônia, dor na coluna, bursite, tendinite, prisão de ventre, cólicas, ovário policístico, TPM tabagismo, emagrecimento, entre outras patologias. ao estimular os pontos o cérebro reage aos estímulos físicos gerando uma série de fenômenos a fim de promover o equilíbrio do corpo. Esses estímulos podem ser feitos com semente de mostarda, com uma pinça, esferas de prata, ouro, cristal laser, agulha semipermanente, agulha de acupuntura. Não existe contraindicação de idade, desde bebês até os idosos podem fazer uso da auriculoterapia. É importante para um tratamento de excelência, colher o histórico do paciente, fazer uma boa anamnese, inspecionar a orelha, para encontrar a localização dos pontos reativos. Independente da escola utilizada, na auriculoterapia tem-se como referência para localização das estruturas afetadas e dos pontos, um feto invertido onde a representação das partes do feto correspondem às regiões na orelha. Muitos estudos científicos e relatos, comprovam a eficácia dessa técnica que faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICs) e hoje, é umas das mais requisitadas inclusive no SUS. No cotidiano é comum encontrar pessoas fazendo uso da técnica nota-se pelo micropore ou esparadrapo colados na orelha. E você já conhece? Tem vontade de se qualificar e se tornar um profissional de sucesso? Auriculoterapia é um curso livre, que você só precisa ter o desejo de cuidar do outro e a disposição para estudar. É um curso relativamente rápido, que você pode fazer do conforta da sua casa.

Imagem enviada pela colunista.

4 respostas

  1. A auriculoterapia é um ótimo método para tratar e complementar outras terapias. Além disso, tem uma gama de possibilidades para quem tem medo das agulhas.
    Maravilhoso o esclarecimento sobre esse microssistema.
    Gratidão Ana Lessa?

  2. Na auriculoterapia fazemos a estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Ajuda a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
    Funciona como tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios e não tem contraindicação! É uma prática da MTC de excepcional efeito imediato. Uma forma simples de se atuar no alívio de sintomas e dores, pela pressão exercida sobre os pontos. Minha professora defende uma tese que concordo muito: não adianta tratar vários pontos; devemos nos restringir a 9/10 pontos e assim atuar no foco da queixa do cliente. Um verdadeiro bálsamo.

  3. Excelente artigo, muito esclarecedor. Sou auriculoterapeuta, fiz o curso com você, sou muito grata porque vejo o resultado maravilhoso dessa técnica. É transformador, trabalho no SUS com essa prática, o que conseguimos proporcionar muda a vida das pessoas. Sucesso e continue a publicar os seus artigos.

    1. Agradeço a Deus por ter feito o curso de auriculoterapeuta com a Professora Ana Lessa. Simplesmente mudou minha vida. Essa matéria que a professora Ana escreveu pra mim é uma aula que nos orienta a utilizarmos o conhecimento da MTC de forma sensata e criteriosa fazendo com que a auriculoterapeuta seja realizada de forma harmoniosa e realmente eficaz ao paciente, sempre a luz de uma cuidadosa avaliação. Muito obrigada sempre por seus ensinamentos. Parabéns professora Ana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens