Arles Ximenes: Tudo de bom em Tel Aviv, Israel

Hoje vou falar sobre minha viagem por Tel Aviv, que representa bem o que é Israel: um lugar de contrastes entre o moderno e o milenar.

Tel Aviv completou 109 anos em 2018. É uma cidade jovem, moderna e uma joia da arquitetura mundial. Nela se encontra a maior concentração do mundo de prédios no Estilo Bauhaus. A Cidade Branca, como também é conhecida, é patrimônio Mundial da UNESCO. Outro ponto que ilustra bem a cidade é o Hotel Cinema, que foi um cinema e hoje é hotel, e que preserva suas antigas características.

E assim, Tel Aviv, a cidade que nunca pára, caminha rumo ao futuro, mas sem esquecer do passado. Uma combinação perfeita que atrai gente de todo o mundo. Inclusive brasileiros. Por ser um país pequeno, em uma única viagem é possível conhecer todos os pontos importantes de Israel.

Cidades modernas, praias, montanhas, áreas agrícolas, deserto e uma grande miscigenação de povos. Temperaturas que variam desde o calor desértico, até a neve. Tudo isso em um país do tamanho do estado do Sergipe. Que além de ter toda essa beleza exuberante, trata-se também da Terra Santa.

O Mar Morto banha Israel, Jordânia e Cisjordânia. Sua principal característica é a alta concentração de sal em suas águas. A quantidade de sal encontrada normalmente nos oceanos é de cerca de 30 gramas por litro de água, mas no Mar Morto, chega a ser de 300 gramas por litro. Isso impossibilita qualquer forma de vida, por isso, ele recebeu o nome de Mar Morto.

Conheci todo o deserto da Judeia num passeio de jeep com o guia Gil Shkedi, um israelense que conhece o deserto como a palma da mão. Ele me presenteia com o souvenir que melhor representa a região: pedras de sal!  O lugar tem áreas de difícil acesso, por isso, um veículo 4X4 aqui é indispensável. A paisagem é de uma beleza exótica, inigualável. Paramos para registrar as montanhas da Jordânia, do outro lado da margem do Mar Morto. No ponto alto desse jeep tour, nosso guia segue os costumes e a hospitalidade dos beduínos do deserto e preparou um chá de 6 ervas típicas da região.

Aproveitamos nossa parada para admirar e fotografar um pouco mais das paisagens únicas do deserto. A sensação de paz é indescritível. Anoitece no deserto. É hora de voltar para a cidade.

Uma viagem incrível que com certeza todos devem fazer. Semana que vem tem mais! Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens