Cadê meu advogado: Preciso contratar um advogado.Por onde começar?

Contratar um advogado não é uma tarefa fácil, mas vou dar algumas dicas que podem te ajudar a contratar um bom profissional.

Existem, ao menos, duas certezas nesta vida. Uma é a morte. A outra é que todo mundo, ao menos uma vez, precisará dos serviços de um advogado. E, quando este dia chegar, não vá buscar o primeiro que encontrar na esquina. Procure indicações com as pessoas de seu relacionamento e dê preferência a um profissional especializado.

Quem nunca perguntou para um amigo ou familiar: “você conhece um advogado?”, “mas ele é bom?”, “é de confiança, competente?”.

A princípio, é muito importante achar um profissional que tenha sua confiança. Confiança, a meu ver, é a segurança que o advogado, no caso, traz ao seu cliente. Para contratar um advogado é necessário que o cliente tenha plena confiança no trabalho do profissional. Muitas vezes, o advogado atuará em um processo no qual estará em jogo a vida de seu cliente. Eu não gostaria de deixar a minha vida nas mãos de um profissional que não confio. Acredito que você também não, não é mesmo?

Outra dica valiosa: a contratação de um advogado especialista em determinada matéria ou ramo do Direito pode trazer maior segurança e aumentar suas chances de êxito.

Quem nunca ouviu os ditados “quem paga mal, paga duas vezes” ou “o barato sai caro”? Isso é uma das maiores verdades já ditas. Jamais contrate um advogado pelo baixo valor de seus honorários. É claro que cada profissional tem seu preço, mas fique com a “pulga atrás da orelha” quando um advogado cobrar muito abaixo do que os demais.

Antes de contratar um advogado, faça uma pesquisa junto à OAB do Estado no qual o advogado é inscrito e verifique se aquele profissional não possui nenhum processo/reclamação no Conselho de Ética. Vá ao escritório do advogado, conheça-o pessoalmente, faça quantas reuniões julgar necessárias.

Escolheu o advogado? Ótimo! Tenha a precaução de ler e reler o contrato de prestação de serviços. É muito importante que o advogado esclareça todas as dúvidas existentes quanto a cobrança de seus honorários e de que forma o serviços será prestado. Além disso, o advogado deve expor todos os riscos do processo, deixando claro qual será a estratégia que irá utilizar, assim como informar eventuais valores a serem gastos no decorrer do processo.

Para finalizar, lembre-se: a atuação do seu advogado pode trazer um grande impacto na sua vida. Seguindo essas dicas, não posso garantir o sucesso, mas certamente você estará melhor representado e suas chances de êxito na demanda, seja ela judicial ou extrajudicial, poderão aumentar substancialmente.

Edgard Dolata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens