A coluna do circuito ABC de hoje apresenta a vocês: O CIRCO
Quem já participou de um espetáculo circense quando criança, guarda até hoje na memória cada uma das atrações que assistiu.
Fala a verdade: o cheirinho da pipoca e algodão-doce estão guardados na memória. Pelo menos na minha estão!
O circo é uma manifestação artística e popular, consiste em um grupo de artistas, com habilidades distintas, que geralmente apresentam-se em shows itinerantes percorrendo várias cidades.
As companhias circenses costumam integrar malabaristas, contorcionistas, mágicos, palhaços e outros personagens com a finalidade de divertir e entreter o público.
A palavra circo tem origem no latim circus, que significa “círculo” ou “anel”. Uma comparação às arenas romanas, lugares onde se praticavam esportes e lutas com Gladiadores. Vem daí a origem da palavra “Pão e Circo”.
Antigamente os espetáculos eram compostos por acrobatas, contorcionistas, engolidores de espadas, ilusionistas, palhaços e animais como elefantes, tigres, leões, micos e cavalos marchadores e até cães participavam das atrações. Hoje em dia, os circos modernos não usam mais animais em suas apresentações, pois havia muitos casos de maus tratos desses bichos.
A grande capacidade criativa e artística do homem continua, mesmo diante de tantas inovações tecnológicas exercendo grande fascínio sobre os espectadores.
Embora poucos saibam o Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março.
Há muitos circos famosos na grande São Paulo, alguns deles são itinerantes. Não vou citá-los aqui hoje, mas vou deixar uma dica interessantíssima para quem deseja conhecer esta arte que encanta crianças e adultos há séculos.
A companhia Circo do asfalto, mantém um espaço cultural independente, onde recebe artistas de todo o mundo para espetáculos e oficinas. É um espaço cultural sem fins lucrativos que não conta com financiamentos governamentais e depende exclusivamente da participação e contribuição do público para a sua subsistência.
Maiores informações você encontra no site: http://www.circodoasfalto.com/site/a-companhia/
O Espaço Cultural Circo do Asfalto
Rua Sebastião Pedroso, 30
Bairro Bom Pastor
Santo André, São Paulo
Por: Sônia Pezzo
Uma resposta
Circo lembra infância, uma alegria intensa quando o circo chegava, ansiedade para ir assistir o espetáculo, rir muuuito com os palhaços, vibrar com a música e a apresentação toda. Qta saudade desse tempo tão bom.