Sônia Pezzo: Parque Estadual Serra do mar

Na coluna do Circuito ABC de hoje, vou apresentar a vocês um passeio imperdível.

O Parque Estadual Serra do Mar é uma área com 332.000 hectares, envolvendo quinze municípios da região metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista, nele foram registradas 1265 espécies de plantas, 373 espécies de aves, 111 espécies de mamíferos, sendo 22 ameaçadas de extinção, principalmente os primatas. A biodiversidade do parque é única por proteger cerca de um quinto de todas as espécies de aves que existem no Brasil.

Há vários núcleos para visitação do Parque, citarei apenas algumas delas: O Núcleo Curucutu, nome de origem indígena que vem provavelmente da ocupação dos índios guaranis, além de ser um polo de ecoturístico, muito procurado por pessoas que gostam do contato com a natureza, grupos de estudos, professores e alunos. Núcleo Caminhos do Mar, um programa histórico-cultural pela antiga serra do mar. Em seu percurso há vários monumentos e construções, alguns datados do centenário da Independência do Brasil em 1922; reconstituindo a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista. As paisagens naturais da Serra do Mar são as escarpas, florestas e cachoeiras. A vegetação é diversa, com destaque para as bromélias e orquídeas. Destacam-se ainda os Campos Nebulares, característicos da região por terem influência direta e frequente da neblina formada pela subida do ar pela Serra do Mar. As trilhas são as atrações principais do parque, três delas estão abertas à visitação: a Trilha da Bica, a Trilha do Mirante e a Trilha da Capela Santa Rita de Cássia, todas são acompanhadas por monitores ambientais.

Já pensaram passar pelo caminho de pedras em que Dom Pedro I fez quando estava prestes a proclamar a independência do Brasil em setembro de 1822? Deve ser muito emocionante!

O passeio completo (ida e volta) é percorrido em média, em cinco horas e todos os roteiros são realizados, obrigatoriamente com o acompanhamento de monitores habilitados da Fundação Florestal. É preciso agendar pelo site ou por telefone dez dias antes, caso contrário a entrada não será permitida. A taxa de visitação média é de R$32,00 por pessoa, idosos e crianças de até 12 anos não pagam.

Procure usar roupas e calçados confortáveis (não é permitido o uso de roupas de banho). Leve também repelente, boné,protetor solar, capa de chuva e saquinho para lixo. Levar lanches e água, pois não há onde comprar. Não é permitida a entrada de animais domésticos, bicicletas, skate, motos ou “carrinhos de rolimã”, bem como o consumo de bebidas alcoólicas.

Para evitar a propagação do Covid-19, as atrações estão fechadas no momento.

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Curucutu (70 km de São Paulo)
Rua da Bela Vista, 7090 – Embura do Alto
Tel.: (11) 5975-2000
pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br
De quarta a domingo, das 9 h às 16h30.

Para mais informações, cesse o site agendamentocaminhosdomar@fflorestal.sp.gov.br

Sônia Pezzo

7 respostas

  1. Lugar maravilhoso, contato direto com a natureza, emocionante saber que uma figura histórica passou por aí, tudo muito lindo, matéria belíssima, parabéns.

    1. Minha querida, que bom que você gostou. Realmente é um passeio belíssimo, cheio de história e natureza. Gratidão infinita por seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens