Fábio Muniz: As eleições presidenciais se aproximam!

Olá meus amigos queridos,

É inegável a tensão que vivemos no Brasil.

As eleições presidenciais se aproximam!

É inegável a complexidade do assunto.

Você tem amigos que é melhor evitar uma conversa sobre política? Eu tenho.

Você evita falar de política durante as refeições entre os teus próprios familiares?

Que pena! Sinto muito que tenha chegado neste ponto.

A política faz parte do dia a dia de qualquer cidadão e está intrinsecamente ligada ao conceito grego da “pólis” (πόλις), ou seja, da cidade. De modo que é impossível fugir de tal assunto tanto quanto da importância de projetos administrativos, saúde pública, educação, vida social, infraestrutura, segurança pública, entre outros milhares de assuntos.

Eu espero que tal tensão não seja motivo para colocar pais contra os filhos. Eu espero que tal tensão não seja motivo para colocar cônjuges em conflito enquanto os filhos pequenos ouvem discussões e gritarias desnecessárias. Eu espero que tal tensão não seja motivo de colocar amizades de décadas em uma posição de “xeque-mate”.

Já são 20 anos que não moro no Brasil, mas o Brasil nunca saiu, e jamais sairá de dentro de mim. Eu ainda me recordo quando um amigo sueco, muito querido, me fez uma surpresa. Estávamos em Estocolmo, entre os anos 2008 e 2009, e ele me levou à um jazz club.

Pois bem, ainda me lembro a emoção de ter entrado no local, e ter ouvido uma brasileira cantando a nossa bossa nova. A sua voz doce e suave me fez pensar na quantidade de brasileiros que estão fora do Brasil, mas que esperam ver um Brasil melhor. A sua voz doce e suave me fez pensar que o significado da palavra “saudades” é considerado “impossível” de ser traduzido.

Saudades e esperança se encontram neste momento no coração de qualquer brasileiro que se encontra fora ou dentro do Brasil. Saudades e esperança se imiscuem na tentativa de construir um Brasil melhor: um Brasil do futuro, um Brasil que oferece uma estrada para milhares de jovens, um Brasil que possui uma riqueza natural extraordinária, um Brasil que tem um calor humano inigualável, um Brasil que convida o mundo para dançar ao som da bossa nova e vibrar com o seu futebol que mistura a arte com o esporte.

Eu apenas peço a Deus em silêncio para que o amor nos guarde de todo o mal. Eu apenas peço a Deus que a nova geração tenha a chance de ter acesso à uma educação que forma o indivíduo para a vida, para o mercado de trabalho. Eu apenas peço a Deus em silêncio para que o brasileiro possa por o pé na rua sem ter medo de ser roubado. Eu apenas peço a Deus que este momento de tensão política não divida pais e filhos, maridos e esposas e tampouco amigos e amigos.

Eu fico por aqui.

Tenha uma boa semana!

Se cuidem. Até a próxima.

Fábio Muniz

Rochetaillée-sur-Saône

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem 01: Fundação Getulio Vargas

Imagem 02 e 03: Pinterest

 

9 respostas

  1. Muito bem colocado suas palavras Fabio ,pois aqui no Brasil ,temos tudo para sermos felizes,sem passar por dificuldades ,como nesse momento que está acontecendo aqui no Brasil !A fome e a desigualdade social ,infelismente passamos por isso .Tudo isso acontece ,porque os políticos fogem de suas responsabilidades ,trazendo muito envolvimento de fora,causando incompatibilidades na política ! Em relação a preferência de escolha de candidatos ,eu mesmo tive a experiência de perder um amigo e outras pessoas que tiveram suas opiniões contrárias,criando comentários ofensivos. Enfim ,a certeza maior e de que Deus pode estar no comando ,para que fique melhor do que está !

    1. Meu querido Eduardo,
      Muito triste. Muito triste ter perdido um amigo por expressar idéias contrárias. Que Deus nos proteja. Que Deus nos livre da ideologia do ódio. Que possamos ter idéias contrárias e nos respeitarmos. Esta é a minha oração. Esta é a nossa oração.
      Um forte abraço.
      Fábio

    1. Meu querido Marcelo,
      Que Deus nos livre da síndrome de Caim e Abel. Que os brasileiros, como irmãos, não se matem, não se odeiem, não se hostilizem, mas que tenhamos a consciência que precisamos vencer o ódio e dar lugar a democracia.
      Que Deus nos ajude!
      Um forte abraço. Saudades,
      Fábio

  2. Fabinho…orando sem cessar por este Brasil tão imenso…tão rico com seu clima tropical!

    Deus ouve Deus responde. Louvado seja o SENHOR,E bem presente nas tribulações.
    Eu creio eu confio

    Amen

    1. Olá Rosa Maria,
      Que a beleza do nosso Brasil e a riqueza de tudo que temos, possam ser aproveitadas pelo nosso povo que espera alívio, saúde, segurança e paz. Um beijo grande.
      Fábio

  3. Infelizmente a nossa nação está desacreditada,o amor pelos irmãos está enfraquecendo, isso se torna mais complicado,mais acreditamos no amor eterno do pai celestial,e a nossa única esperança,entrego nas mãos de Deus esse planeta terra, pois só ele pode resolver tudo e todos, q Deus seja louvado eternamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens