Fe Bedran: A folia de Carnaval nas novelas e minisséries

O país está em festa! O Carnaval (do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”) contagia todos, e mesmo quem não tem “um samba no pé”, não passa incólume. A coluna já esquentou os tamborins e caiu na folia. Por aqui, desfilarão recordações de alguns carnavais memoráveis das novelas e minisséries. Então tire a fantasia do armário e entre nesta festa!

Em “Lado a Lado”, 2013, a personagem Isabel interpretada por Camila Pitanga se apaixona por Zé Maria (Lázaro Ramos) em um carnaval de rua em pleno início do século XX. É amor à primeira vista. A cena foi gravada durante dez dias em São Luiz do Maranhão e contou com 700 figurantes contratados. A Produção de Arte, Direção e Coreógrafos da novela tiveram o cuidado de pesquisar e mostrar como era o jeito de sambar da época, inspirado nas danças de cada orixá. O samba já estava presente na própria abertura do folhetim, cuja música entoada eram os versos do samba enredo campeão de 1989 “Liberdade, Liberdade, Abra as Asas sobre Nós”, da escola Imperatriz Leopoldinense. Nos slides também vemos os atores Marcelo Mello J., Daniel Dalcin, Caio Blat, Rafael Cardoso e Klebber Toledo.
Na novela “Chocolate com Pimenta”, 2004, os personagens esbanjaram charme no carnaval da cidade de Ventura, inspirado nas tradições da década de 20. Os protagonistas Ana Francisca (Mariana Ximenes) e Danilo (Murilo Benício) se fantasiaram de colombina e pierrô. Já Jezebel (Elizabeth Savala) foi vestida de gueixa. A folia se concentrou não só no salão do Hotel Ventura, local do Grande Baile, como também pelas ruas da cidade fictícia.
Toda a elegância dos bailes de máscara foi resgatada em “Um Só Coração”, minissérie de 2004, que também se passava na década de 20. Na trama, Yolanda Penteado (Ana Paulo Arósio) e Fernão (Herson Capri), hospedam-se no Copacabana Palace durante os dias de folia para aproveitar todo o luxo do carnaval da alta sociedade. Já a novela “Joia Rara”, 2014, mostrou o carnaval de época das ruas do Rio de Janeiro de 1940, em meio a muito confete, serpentina e fitas coloridas nos postes da cidade. Nas fotos, vemos Franz (Bruno Gagliasso) e Volpina (Paula Burlamaqui), personagens da estória.
Mas é claro que a telinha não mostrou somente os carnavais do passado para o telespectador. Bruna Marquezine (Lurdinha) e Roberta Rodrigues (Vanúbia) “roubaram a cena” nas gravações do bloco de carnaval que movimentou as ruas do Morro do Alemão na novela “Salve Jorge”, 2013. Na foto, elas aparecem acompanhadas de Miro (André Gonçalves). E Isis Valverde mostrou seus encantos carnavalescos arrastando multidões na minissérie “O Canto da Sereia”, 2013. Na trama, fazia o papel de Sereia, uma popular cantora baiana, cujo misterioso assassinato em pleno carnaval mobilizou uma grandiosa investigação em torno do caso.
A Marquês de Sapucaí também não podia ficar de fora! Na novela “Senhora do Destino”, 2005, as lutas e vitórias da protagonista Maria do Carmo, interpretada por Susana Vieira, acabaram se transformando no enredo da fictícia escola de samba “Unidos de Vila São Miguel”, sob o comando do bicheiro Giovanni Improtta, personagem de José Wilker. As cenas da trama foram gravadas durante o desfile da Grande Rio no carnaval de 2005, misturando ficção e realidade. Em “Duas Caras”, 2008, o autor Aguinaldo Silva repetiu a dose, só que desta vez com a escola “Nascidos na Portelinha”, patrocinada pelo líder comunitário Juvenal Antena (Antônio Fagundes). Imagens reais do desfile da Portela foram usadas para compor a maior parte das cenas. Completando a trilogia carnavalesca de Aguinaldo, a novela “Império”, 2015, também contou com o desfile de uma escola de samba fictícia. Desta vez, a “Escola de Samba União de Santa Teresa” arrasou na avenida, homenageando o protagonista, o Comendador José Alfredo de Medeiros, interpretado por Alexandre Nero. Grande parte do elenco participou das cenas gravadas durante o ensaio técnico da Escola Caprichosos de Pilares, entre eles Roberto Bonfim, Dani Barros, Josie Pessoa, Lília Cabral, Leandra Leal, Andréia Horta, Marina Ruy Barbosa, Viviane Araújo e Ailton Graça.
Em 2017 foi a vez de “Sol Nascente” cair no samba e “botar prá quebrar”. A folia aconteceu no bar “Rota 94” reunindo grande parte do elenco. Lenita (Leticia Spiller) comandou a festa fantasiada de mulher-gato, acompanhada de Vittorio (Marcello Novaes) de Zorro. A Produção de Arte e Cenografia capricharam, enfeitando todo o Rota com centenas de molas coloridas e divertidas. Como se não bastasse, os personagens foliões também se divertiram no “Bloco do Rota 94” que invadiu as ruas da cidade cenográfica.
Direto do túnel do tempo: na novela “Que Rei Sou Eu?”, 1989, em um baile de carnaval no Castelo de Avilan, os nobres da realeza bailaram ao refrão do samba enredo da Beija-Flor daquele ano, em ritmo de minueto. Fantasiados de mendigos, a cena foi uma clara homenagem a Joãozinho Trinta e aos versos de “Ratos e Urubus Larguem Minha Fantasia”, o samba da escola. Em “Pai Herói”, 1979, Glória Menezes interpretou Ana Preta, personagem que conhece um novo amor durante o desfile da Escola Beija-Flor de Nilópolis. Já a novela “Partido Alto”, 1984, mostrou os bastidores de uma escola de samba fictícia, a Acadêmicos do Encantado. Jussara (Betty Faria) era porta-bandeira da escola e amante do chefão da comunidade, o bicheiro Célio Cruz (Raul Cortez), mas apaixonada por Piscina (José Mayer), um compositor de sambas-enredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens