Fe Bedran – Arte na TV: O design eventual

Prontos para mais um capítulo sobre a relação entre o Design Gráfico e a Produção de Arte? O assunto é tão extenso e peça fundamental para o resultado final do produto, que tive que multiplicá-lo em várias colunas.

 

Já examinamos o processo de criação do logotipo, a relação entre o negócio_personagem e o design, os produtos e seus rótulos, cidades cenográficas e seus cenários, e o design de época. Agora, abordaremos o que chamo de Design Eventual, aquele que não é permanente ao cenário, mas sim passageiro ou sazonal, de acordo com a trama da novela.

 

Vejamos o brilhante trabalho de design criado para as exposições dos museus de Amsterdam, para os primeiros capítulos da novela “Páginas da Vida”, 2007. O diretor pediu que, durante as gravações na cidade, o elenco respirasse Arte por toda parte, por meio de banners e posters fixados em fachadas e paredes. Assim, a Produção de Arte criou com o designer gráfico, interferências visuais que foram desde detalhes como folders, catálogos, sacola de lojas de museus e suas exposições, a banners instalados nas locações por onde a câmera passava.

 

Banners de Exposições de Museus de Amsterdam, novela “Páginas da Vida”, 2007

 

Já na novela “Araguaia”, 2011, a personagem Amélia interpretada por Júlia Lemmertz, lança uma linha de joias de capim dourado, matéria prima típica da região centro-oeste do Brasil. Para o lançamento, é feito um ensaio fotográfico e a edição de um catálogo das joias, onde Estela (Cléo Pires), Manuela (Milena Toscano), Ametista (Nanda Lisboa) e a própria Amélia são modelos. A combinação de um primoroso Figurino, mais um cenário rústico cheio de elementos da terra (ramos de palmeira, sementes e fibras) composto pela Produção de Arte, um talentosíssimo fotógrafo e beldades como modelos, resultou em uma riquíssima produção fotográfica. Nas mãos do designer, as fotos foram tratadas e diagramadas em um catálogo que por si só já era uma joia.

 

Ensaio fotográfico para linha de joias de Amélia (Júlia Lemmertz), “Araguaia”, 2011

 

Catálogo para coleção de joias “Rurbana” de Amélia (Júlia Lemmertz), “Araguaia”, 2011

 

Reparem na delicadeza e sofisticação que vão da criação do logotipo “Rurbana”, marca da linha de joias, ao uso de diferentes texturas, transparências e gramaturas de papéis na elaboração do catálogo. Como o próprio nome já diz, “Rurbana” é ao mesmo tempo rural e urbana, num elegante country-chic.

 

Catálogo para linha de joias de Amélia (Júlia Lemmertz), “Araguaia”, 2011

 

Para completar o lançamento, foi feita uma festa na casa de shows da cidade. Painéis com as fotos e vitrines com as joias compunham a decoração.

 

Projeto para lançamento da linha de joias, “Araguaia” 2011

 

Paralelo a lançamentos, também não podemos deixar de lado as campanhas como mais um exemplo de Design Eventual nas novelas. Não se lança um produto, e sim uma pessoa.

Observem o realismo desta campanha eleitoral feita para a minissérie “Justiça”, 2016, para a candidatura de Antenor Ferraz (Antonio Calloni) a governador do estado.

 

Campanha Política de Antenor Ferraz (Antonio Calloni), “Justiça”, 2016

 

O verde canarinho da brasilidade atrai o eleitor que, cegamente, decide votar no candidato atraente aos olhos, com campanha exemplar: logomarca do partido, número de chapa, layout, e apresentação combinados em um design perfeito.

 

Já uma campanha mais ligth, mas não menos “esplendorosa” foi a feita para o “Concurso da Garota Chapinha”, patrocinado pelo “Divino Futebol Clube” e o “Salão da Monalisa”, da novela “Avenida Brasil”, 2012. O dourado da purpurina, o layout extravagante, juntamente com a cor rosa da logomarca, unificou os códigos – glamour, beleza e o bairro do Divino.

 

Concurso “Garota Chapinha”, “Avenida Brasil”, 2012

 

Continuando no bairro do Divino de “Avenida Brasil”, observem esta produção gráfica para os Bailes “Charme” do “Divino Futebol Clube”:

 

Bailes “Charme”, “Avenida Brasil”, 2012

 

Reparem na reincidência das cores quentes “envelhecidas”, que configuram a paleta do folhetim, o laranja da logomarca do Clube e uma tipografia vintage, lembrando os ares cubanos, a pedido da Direção da novela.

 

E já que estamos no Divino, o que não era evento maior do que um jogo de futebol? Toda a programação visual feita para o brasão do time, bandeiras, uniformes, camisetas, flâmulas, etc. se encaixou perfeitamente na trama e nas características do bairro suburbano. No detalhe, a pomba do espírito-santo dá o toque final.

 

“Divino Futebol Clube”, “Avenida Brasil”, 2012

 

Partindo de jogo para campeonato, examinemos toda a identidade visual feita para o “International Jumping Championship” de Istambul na novela “Salve Jorge”, 2013. A criação da logomarca azul e dourada foi apenas o começo do trabalho do designer. O mesmo a aplicou aos prêmios, troféus e às rosetas de fitas de premiação, sem contar com a diagramação e paginação de todos os obstáculos das provas de salto.

 

“International Jumping Championship”, “Salve Jorge”, 2013

 

“International Jumping Championship”, “Salve Jorge”, 2013

 

As aplicações são infinitas. Assim, na semana que vem, continuaremos com mais um capítulo desta faceta da Produção de Arte: o Design Gráfico.

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