Fe Bedran: Os caminhos da Produção de Arte

Que tal fazermos uma pausa para analisarmos o caminho traçado pela coluna até aqui? Desde o começo, falamos principalmente sobre os atributos da Produção de Arte na Televisão, principalmente. Mas afinal, o que é essa tal de Produção de Arte?

Para se entender esta função e conceito, há de se afastar um pouco, como o admirador de uma tela ou obra-de-arte, e observar o todo, como Gestalt*. Há de se entender que a Produção de Arte faz parte de um departamento maior, o da Arte, que caminha ao lado de outros cargos e funções, de mãos dadas e entrelaçadas, e que assume responsabilidades diferentes no Cinema e na Televisão.

Comecemos pelo Cinema. No Brasil, o cargo de maior relevância no Departamento de Arte é o de Diretor de Arte, ou Production Designer nos Estados Unidos. “Ele é o responsável por criar o conceito visual do filme e orientar sua equipe para a execução desse projeto. É como se ajudasse a dar tridimensionalidade ao roteiro, tirando as ideias do papel e transformando-as em coisas palpáveis: cenários, objetos, figurinos. Basicamente, o diretor de arte cria a realidade na qual os personagens, de fato, existem, transportando as palavras e as intenções do roteiro para a tela. Assim, o profissional dessa área atua como uma espécie de “tradutor”, que precisa transformar em algo concreto o que foi apenas imaginado. Para isso, ele conta com ferramentas como a cenografia, o figurino, a caracterização e os efeitos visuais.”

KREUTZ, Katia e equipe da ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA, “Quero Ser Diretor de Arte”, disponível em https://www.aicinema.com.br/quero-ser-diretor-de-arte/#oquefaz.

Sob a orientação do Diretor de Arte (ou Production Designer nos Estados Unidos), estão as seguintes funções (tentando uma correspondência entre o Cinema – Televisão e as produções hollywoodianas):

  •  coordenador de arte no cinema / produtor de cenografia na televisão – uma espécie de produtor executivo, que lida mais com a parte financeira e de execução. Responsável por fazer o orçamento dos mais variados itens de construção do set, planejamento de equipe, cronograma de construção, montagem e entrega dos sets para a gravação.

 

  • cenógrafo (art director nos EUA) – que cria e desenvolve os cenários, desde o seu projeto arquitetônico até a escolha dos elementos para a sua decoração. No cinema, trabalha diretamente com o Diretor de Arte.

 

  • produtor de objetos (prop master nos EUA) – é incumbido do trabalho de achar e cuidar dos móveis e objetos usados nas filmagens, incluindo luminárias, tapetes, quadros, enfeites, roupas de cama, toalhas de mesa, talheres, copos, computadores, celulares, etc.

 

  • contrarregras de rua (na TV, pois no cinema esta função é feita pelo produtor de objetos) – (prob buyer nos EUA) – compra os objetos de cena, móveis, cortinas e outros artigos de decoração existentes no mercado.

 

  • aderecistas (prop makers nos EUA) – juntamente com escultores, constroem objetos e artefatos ímpares e específicos, raros ou difíceis de encontrar ou muito caros para comprar. Utilizam materiais como madeira, isopor, plástico, eletrônicos, metais, acrílicos e tecidos. Combinam habilidades como escultura, pintura, serralheria, marcenaria, design, costura, entre outras. Também podem ser mockupistas, confeccionando mock-ups ou objetos falsos que servem apenas para a filmagem, como embalagens sem conteúdo dentro ou alimentos não comestíveis.

 

  • assistente de arte (art assistant nos EUA) – Auxilia o Diretor de Arte. Suas tarefas e responsabilidades variam de acordo com o tamanho e as necessidades de cada produção.

 

  • decorador de set  (set decorator nos EUA) – escolhe quais móveis ou objetos de decoração serão utilizados na montagem do set e sua disposição e localização no cenário. O próprio título já o define.

 

  •  contrarregras de montagem e de cena (set dressers e swing gang nos EUA) – são responsáveis pela montagem da decoração do set (pesada: móveis, lustres, tapetes, etc.; e leve: roupas de cama, porta-retratos, almofadas, computadores, bibelôs, candelabros, livros, etc.) e do uso pelos atores dos objetos de cena no set (como celulares, malas, carteiras, pastas de trabalho, ipads, mochilas, lápis, canetas, cadernos, etc.) Os contrarregras de cena também são incumbidos de cuidar e servir a comida de cena. Ambos (montagem e cena) são encarregados de fazerem ajustes de última hora e a movimentações no set dos móveis e objetos.

 

  • chefe ou coordenador dos contrarregras  (leadman nos EUA) – supervisiona no set, a equipe de contrarregras.

 

  • cenotécnico (set construction coordinator / builder nos EUA) – engenheiro que supervisiona e coordena a construção, a montagem e a manutenção dos mais variados sets seguindo o projeto de cenografia. Isto inclui pisos, tapadeiras (paredes cenográficas), tetos, além da carpintaria, serralheira, pintura e forração de todos estes itens.

 

  • maquinista (grip nos EUA) – responsável pela montagem e manuseio de todo o material de maquinária. No cinema isto significa carrinhos, trilhos, gruas, dollies, ganchos e roldanas e equipamento mecânico para movimentos de câmera. Na televisão, significa toda a colocação e movimentação de peças cenográficas como tapadeiras (paredes), tetos e pisos. Também na TV, trabalham sob a supervisão do cenoténico. Já no cinema, seu chefe é o key grip.

 

  • ilustradores – criam desenhos das posições das câmeras e takes durante a pré-produção para ajudar a equipe a entender melhor o filme (storyboard artists nos EUA).

 

  • designers gráficos – (graphic designers) criam a identidade de marcas e logotipos dos estabelecimentos, empresas, hospitais, companhias aéreas, escolas, delegacias, etc. e toda a papelaria derivada como documentos, passagens, cartões, cheques, rótulos, cardápios entre outros. Trabalham em conjunto com o Diretor de Arte.

Finalmente, falemos da Produção de Arte para televisão em si, o foco dos artigos desta coluna. Na TV, a Produção de Arte é uma mistura dos cargos de coordenador de arte, produtor de objetos, decorador de set, trabalhando diretamente com os designers gráficos, aderecistas e contrarregras de cena e de montagem. Como o produtor de arte também ajuda na conceituação visual do cenário e dos personagens juntamente com a cenografia e com direção dos programas, participando de toda a pesquisa referente ao texto (seja época ou atualidade), etiqueta, comportamento, hábitos e costumes, ele também exerce funções de um diretor de arte.

E na prática? Como é a função do Produtor de Arte de Televisão? Veremos na próxima coluna porque imagino que seja muita informação para um dia só. Não percam!

*Gestalt (guès) (do alemão Gestalt, “forma”), também conhecida como gestaltismo (gues), teoria da forma, psicologia da gestalt, psicologia da boa forma e leis da gestalt, é uma doutrina que defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo. Refere-se a um processo de dar forma, de configurar “o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar”. https://pt.wikipedia.org/wiki/Gestalt

*Prop – palavra na língua inglesa que basicamente significa objeto de cena, ou seja, qualquer item manuseado por atores no teatro, na televisão ou no cinema. Tudo aquilo que é portátil e móvel em um set ou palco, não se considerando os atores, cenário, figurino ou equipamento técnico de filmagem e iluminação é considerado um prop ou material de cena. Deriva da palavra property (propriedade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens