Fe Bedran: Produção de Arte na Prática-parte 3

Caso você não tenha acompanhado a coluna nas últimas semanas, sugiro que faça uma pausa na leitura para voltar para quando começamos a dissertar sobre a Produção e Direção de Arte em Cinema e Televisão (Coluna do dia 24 de fevereiro, “Os Caminhos da Produção de Arte”, https://portaldoandreoli.com.br/author/fernanda-bedran/). Indo direto ao ponto, hoje falaremos sobre a decupagem de texto feita pela Produção de Arte de Televisão e o detalhamento dos objetos de cena, ou material de cena, ou props, no cinema americano.

Basicamente, a Produção de Arte é responsável pelos seguintes “materiais de cena” (além dos fixos dos cenários, como já explicado anteriormente):

objetos pessoais dos personagens – carteiras, pastas, mochilas, celulares, ipads, cigarros, isqueiros, chaveiros, agendas, lápis, caneta, etc.

comida de cena – refeições, lanches, comidas servidas em festas, recreios, picnics, restaurantes, hotéis, etc, incluindo todo o material para mesas postas como talheres, copos, pratos, guardanapos, utensílios, travessas, bandejas, jarras, etc.

comidas cenográficas – talvez se enquadrem até mais no material fixo de Arte.

veículos de cena e alguns de figuração – carros, motos, bicicletas, barcos, lanchas, aviões, etc.

animais de cena – cachorros e gatos de estimação, cavalos, cavalos de salto, animais rurais como vacas, cabras, galinhas, etc; e também animais selvagens como cobras, lagartos, corujas, araras, águias, etc. Algumas cenas necessitam da contratação de um adestrador, cuja indicação também é de responsabilidade da Produção de Arte.

armas de cena – a Prod. De Arte escolhe e aluga a arma. O Departamento de Efeitos Especiais fica responsável pelo seu funcionamento e acionamento.

adereços – encomenda-se a produção de artigos únicos, raros de se encontrar no mercado ou muito caros para serem comprados. Geralmente são feitos manualmente.

O processo da Produção de Arte se torna um pouco mais complexo porque também engloba a produção do que apelidei de “Materiais de Cena não Palpáveis”. Estes fazem parte da função, mas são abstratos, não correspondendo a objetos de cena físicos e concretos, mas, não obstante, importantíssimos para o universo e a credibilidade do ambiente cênico. Vamos a eles:

criação de nomes de estabelecimentos comerciais e marcas, e sua aprovação no Departamento Jurídico da Emissora de TV para uso comercial – como a revista FAMA da novela “Celebridade”, a Lanchonete “Papo Sério” de “Malhação, Seu Lugar no Mundo”, o “Hotel Carioca Palace”, da novela “Pega-Pega”, ou a Operadora de Turismo “Caburé” da novela “Araguaia”. A Produção de Arte faz uma lista de possíveis nomes e os envia para o Departamento Jurídico para aprovação, ou seja, para que não correspondam a empresas ou estabelecimentos já existentes no mundo real. Depois desta seleção, os nomes mais importantes são aprovados pelo Diretor e pelo Autor do programa. Alguns são criados pelo próprio Autor no corpo do texto, mas mesmo assim, precisam de aprovação no Departamento Jurídico.

design gráfico das logomarcas dos estabelecimentos comerciais, escolas, delegacias, hospitais, serviços, passagens, rótulos e papelaria, além de documentos pessoais, pastas, folders, brochuras, formulários, convites, revistas, jornais, flyers e cardápios com a parceria dos Designers Gráficos.

design gráfico e conteúdo das telas de computadores, celulares e aparelhos de tv – além da produção dos próprios aparelhos, o que aparece em suas telas também é elaborado pela Produção de Arte com a parceria de designers. Uma chamada em um celular tocando em cena, pode tanto ser feita por uma ligação telefônica real ou um vídeo no próprio celular simulando a ligação. Websites, blogs, e-mails, conversas por skype, redes sociais, sites de busca, etc., são todos produzidos pelo departamento, já que as marcas reais não podem aparecer. Em alguns programas, este trabalho também é feito pelo Departamento de Efeitos Visuais em Pós Produção.

assessoria para cena – como a Produção de Arte, juntamente com o pesquisador do Autor, detém e realiza toda a pesquisa do universo do produto, este departamento também fica responsável pela contratação de assessores para acompanhar cenas e gravações específicas. Cirurgias e procedimentos em hospitais e consultórios, por exemplo, geralmente contam com uma assessoria médica. Casamentos, batizados e outras cerimônias, com assessoria religiosa. Algumas cenas de julgamentos ou tribunais também requerem uma assessoria jurídica. Do mesmo modo, rituais e festivais de outras culturas (povos indígenas, casamentos indianos, celebrações da circuncisão turca ou judaica) também carecem de assessoria especializada, que trabalha lado a lado com a Produção de Arte antes e durante as gravações destas cenas específicas.

Aulas e Treinamento dos Atores – paralelamente, durante a pré-produção, a Arte também se encarrega de indicar professores e técnicos para o treinamento dos atores de acordo com seus papéis específicos:

aulas de equitação e montaria; aulas de música e o aprendizado básico de alguns instrumentos musicais; aulas de pintura, desenho, dança ou escultura (artes em geral); de esportes (esgrima, luta, tênis, etc), aulas de direção de motocicleta, quadriciclo ou moto náutica (e sua devida habilitação); aulas de culinária; de etiqueta; costura; tecelagem, entre outras. Todo este treinamento é cuidadosamente planejado juntamente com os Assistentes de Direção para que os atores estejam preparados ao início das gravações. Muitas vezes, este trabalho é chamado de laboratório, principalmente quando os atores visitam, vivenciam e experimentam na prática os novos universos, como se imersos na nova realidade. Caso seja necessário, os professores também acompanham as cenas, auxiliando e policiando os atores durante sua interpretação.

artista “ghost” – este é uma apelido da língua inglesa para os verdadeiros pintores, músicos e escultores e artistas por trás dos personagens talentosos e famosos nas tramas folhetinescas. A artista plástica Sandra Guinle, por exemplo, foi a ghost de Sônia Braga na novela “Páginas da Vida”, quando interpretou Tônia, uma escultora de renome internacional. As obras da Sandra foram utilizadas na estória como se tivessem sido realizadas pela personagem. Já na novela “Tempo de Amar”, Paula Rocha, integrante da própria equipe de Produção de Arte da Novela, foi a ghost de Bruno Cabrerizo em seu papel como Inácio. Veja o link para entender melhor <https://gshow.globo.com/programas/video-show/noticia/bruno-cabrerizo-invade-estudio-do-video-show-e-presenteia-sophia-abrahao.ghtml >.

Ortografia e Língua Portuguesa – em muitas produções, a Língua Portuguesa corretamente falada ou escrita em cena, fica sob responsabilidade da Produção de Arte.

Parece muito? E é!

Mas não podemos deixar de falar da Produção de Arte de Televisão sem mencionarmos as “Marcações de Cena”. Não percam a coluna da próxima semana!

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