Fe Bedran: Set Dressing- Cenários de Desejo

Quem nunca quis ter ou morar em um cenário de novela? Juntamente com a estória e com os personagens e seus figurinos, os cenários e a sua decoração são peça chave para o sucesso da produção. Encantam, instigam, provocam, desafiam, questionam, chocam e deslumbram. Seja qual for o efeito, a verdade é que sempre deixam uma impressão no telespectador. O set dressing perfeito permite que o público acredite na realidade a que está assistindo, que a respire e se deixe envolver.

Como falado na coluna passada, faremos um apanhado de exemplos variados de set dressings nas novelas e programas de televisão, começando hoje pelos ricos, excêntricos e opulentos exemplos. Vamos lá!

O ‘remake’ da minissérie “O Rebu” se passava todo em 24 horas e, com isso, a mansão de Angela Mahler (Patricia Pillar) se tornou o palco e o personagem crucial da trama. Segundo o cenógrafo Fábio Rangel, a mansão era quase uma personagem, não só pelo seu luxo, mas também ajudando na desenvoltura das cenas. “O Rebu”, 2014
A locação escolhida foi o Palácio Sans Souci, em Buenos Aires, construído entre 1914 e 1918. O projeto da época, inspirado na arquitetura renascentista de Versalhes, foi orquestrado pelo francês René Sergent, e o local permanece sendo um dos mais requisitados da Argentina para a gravação de filmes e realização de eventos. A cenografia estudou a paleta de cores para intensificar os dourados e os prateados dos figurinos dos personagens. O veludo ganhou destaque por conta da sofisticação, do brilho e da textura do material. “O Rebu”, 2014
O sofá claro contrasta com as almofadas vermelhas. Cristais, vasos e obras de arte contribuem para a riqueza clássica do ambiente. “O Rebu”, 2014
Mais recente, o cenário da residência de Sophia (Marieta Severo) na novela “O Outro Lado do Paraíso”, 2018, chamava atenção pela exuberância e excentricidade. A nobreza do capim dourado, típico da região centro-oeste, onde se passava a trama, era representada pelos inúmeros objetos ouro-metálicos espalhados pelo cenário, entre estatuetas, vasos e pratos decorativos. Este metal solar contrastava com o veludo azul do sofá da sala, e com as paredes levemente esverdeadas, lembrando as cores brasileiras. Ainda na sala principal, destacava-se a escultura de uma anta sobre tampo vermelho, obra do artista plástico Siron Franco.
O luxo e as cores brasileiras do cenário de Sophia (Marieta Severo) em “O Outro Lado do Paraíso”, 2018. Destaque para o lustre acima da mesa da sala de jantar, uma verdadeira obra de arte.
Já na novela “Viver a Vida”, 2010, o minimalismo dos tons neutros misturados ao lilás na casa da personagem Helena (Taís Araújo) encantou os telespectadores. As almofadas com estampa de quadros da artista Tarsila do Amaral ficaram entre os objetos mais solicitados à Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) daquele ano.
Em “Geração Brasil”, 2014, a sofisticada decoração da mansão de Jonas Marra (Murilo Benício) e Pamela Parker-Marra (Cláudia Abreu) com elementos exclusivos, conecta o luxo ao consumo consciente, onde a natureza e os objetos de arte dividem o mesmo espaço. Um exemplo é a luminária que acende pelo toque. Ela foi comprada especialmente para compor esse cenário e alia o conceito de tecnologia com a simplicidade. Já a escultura ‘Serpente’ é uma instalação do artista plástico argentino Leo Battistelli. A cenógrafa May Martins decidiu utilizá-la para dividir os ambientes de forma permeável.
Contrastando com o minimalismo da Mansão Marra, a casa de Izabelita, personagem de Nicette Bruno em “I Love Paraisópolis”, 2015, traduzia outro conceito de luxo. Situada em um condomínio de classe média alta no Morumbi, em São Paulo, a residência ostentava obras de arte e uma decoração mais tradicional.
Já com um “dressing” sofisticado e moderno, o enorme apartamento do casal Beatriz (Glória Pires) e Evandro (Cássio Gabus Mendes), localizado na Avenida Atlântica, em Copacabana, foi o principal cenário da novela “Babilônia”, 2015. Lá, a famosa vilã arquitetou muitas de suas maldades.

 

CRÉDITOS E FICHAS TÉCNICAS

O REBU, 2014 – http://gshow.globo.com/novelas/o-rebu/creditos.html

O OUTRO LADO DO PARAÍSO, 2018 – https://gshow.globo.com/novelas/o-outro-lado-do-paraiso/noticia/creditos-de-o-outro-lado-do-paraiso.ghtml

VIVER A VIDA, 2010 – http://viveravida.globo.com/Novela/Viveravida/Creditos/0,,NLP0-17525,00.html

GERAÇÃO BRASIL, 2014 – http://gshow.globo.com/novelas/geracao-brasil/creditos.html

I LOVE PARAISÓPOLIS, 2015 – http://gshow.globo.com/tv/noticia/2015/09/creditos-de-i-love-paraisopolis.html

BABILÔNIA, 2015 – http://gshow.globo.com/tv/noticia/2015/08/creditos-de-babilonia.html

Loading

Veja Também  Crítica: Amigo (2019)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens