Fe Bedran – Técnica e Ilusão: A Fotomontagem

Parte do que nos atrai nos programas de televisão é a sua capacidade de nos transportar para um outro universo, distante daquele em que estamos, separados somente por uma tela de plasma, lcd, ou vidro, nos aparelhos de antigamente. Não se trata nada mais do que uma Ilusão, ou no comumente citado clichê, da “Mágica da Televisão”.  Uma série de fatores e departamentos compõem a equação que resulta nesta mágica. A Produção de Arte, certamente é um deles. E um dos encantos utilizados pelo departamento, nas mãos dos talentosos Designers Gráficos, é a fotomontagem, assunto que hoje abordaremos nesta coluna.

 

A fotomontagem é simplesmente uma manipulação da realidade fotográfica. E, surpreendentemente, esta manipulação existe na história muito antes da invenção do computador e das tecnologias digitais.  Já no século XIX, fotos eram forjadas através de cortes e adulterações no negativo antes da sua revelação. Mas não iremos tão longe assim, afinal, nosso objetivo é entender a função e utilização da fotomontagem na Produção de Arte e na televisão, técnica que evoluiu muito ao longo dos anos.

 

Um simples exemplo. Na novela “O Clone”, 2002, Lucas e Diogo eram irmãos gêmeos interpretados pelo ator Murilo Benício.  Para retratá-los juntos (álbuns e porta-retratos), foram feitas várias fotomontagens, como vemos algumas abaixo:

 

“O Clone”, 2002

 

O bebê ator figurante das fotos não possuía irmão gêmeo na vida real. Assim, para preencher um álbum de fotografias dos pequenos, a designer teve que multiplicá-lo e inseri-lo nas composições finais das fotos, usando um programa de computador. Do mesmo modo, para a fotografia de Lucas e Diogo adultos, o designer uniu digitalmente duas imagens separadas do ator em suas diferentes caracterizações, e colocou-as em frente a um fundo comum.

 

Esta é uma problemática de todo o início da produção de uma novela. Qual a casa, moradia ou escritório que não possua porta-retratos da família espalhados pelas estantes e mesas? E quartos de adolescentes com murais de fotografias e recordações? Para que o cenário imprima realidade, há de se tê-los presentes. Poderia ser uma tarefa simples, se o elenco estivesse disponível para a Produção de Arte fotografá-lo, caracterizado em seus personagens (figurino, cabelo e maquiagem) antes do início das gravações. Infelizmente, isto raramente acontece. Assim, a Produção de Arte e o Designer buscam fotos já existentes desses atores para produzirem as fotomontagens. Os Estúdios Globo, por exemplo, possuem um grande banco de fotos dos seus personagens e elenco em um Centro de Documentação da empresa, o que já ajuda no primeiro passo. Observem as fotos abaixo:

 

“Laços de Família”, 2001 e “O Clone”, 2002

 

A designer aproveitou uma foto dos personagens de Vera Fischer e Tony Ramos em “Laços de Família”, 2001 para produzir o retrato do casal Yvete e Leônidas Ferraz (Vera Fischer e Reginaldo Faria) em “O Clone”, 2002.  Além da troca dos atores, o cabelo da atriz foi escurecido para corresponder à nova caracterização.

 

Vejam mágica semelhante, unindo-se duas fotos de arquivo dos atores Cássia Kiss e José de Abreu para retratar o casal de advogados Gilda e Bernardo Rezende na novela “O Rebu”, 2014. Os atores, então mais jovens, contribuíram para compor um pouco do passado do casal, que na época da foto, ainda estaria apaixonado.

 

 “O Rebu”, 2014

 

Aprofundando-se mais ainda no passado dos personagens, analisem estas fotomontagens que ilustram o já uma vez aristocrático casal da novela “Senhora do Destino”, 2005, o Barão e a Baronesa de Bonsucesso (Raul Cortez e Glória Menezes respectivamente) quando mais jovens.  

 

“Senhora do Destino”, 2005

 

E esta produção para mostrar a personagem Vitória Ventura (Irene Ravache) em sua juventude, na segunda fase da novela “Além do Tempo”, 2016.

 

“Além do Tempo”, 2016.

 

Reparem como a designer fez com que os traços da atriz Irene Ravache se encaixassem primorosamente no rosto do retrato original. O resultado foi perfeito. Pequena curiosidade: a foto de origem é um retrato dos pais da Produtora de Arte da novela;

 

E qual melhor fonte de arquivos que nossas próprias fotos para ajudarem na produção das fotomontagens?

 

Nesta abaixo, a designer aproveitou uma fotografia da cerimônia de matrimônio de sua irmã para retratar o primeiro casamento da Bebel (Guta Stresser), em uma das temporadas da “Grande Família”, 2001 a 2014.

 

“Grande Família”, 2001 a 2014

 

A mesma designer também uniu três fotos do seu sobrinho para esta fotomontagem de marcação de cena da novela “Beijo do Vampiro”, 2003. Na ocasião, a obstetra e ginecologista vampira Dra. Petra Van Preta (Rosane Gofman) mostrava para a vampira Mirna (Cláudia Raia) o resultado da inseminação artificial feita em uma de suas pacientes: trigêmeos vampirinhos. Os dentinhos ficaram um charme!

 

“Beijo do Vampiro”, 2003

 

As redes sociais dos atores e suas fotos pessoais também auxiliam bastante o trabalho dos designers e Produção de Arte nas fotomontagens. No exemplo abaixo, a atriz Isabella Santoni forneceu uma foto de uma viagem internacional com seu então namorado Lucas Wakim na vida real, para a produção do “clique” de Letícia (sua personagem na trama) com Tiago Leitão, interpretado por Humberto Carrão.

 

“A Lei do Amor”, 2017

 

Mas nem sempre a o caminho é fácil. Na novela “Salve Jorge”, 2013, por exemplo, a autora Glória Perez escreveu uma cena em que Aída (Natália do Vale) e o Coronel Nunes (Oscar Magrini) mostravam fotos de sua lua-de-mel em Paris. A novela, no entanto, não gravou na Europa, e as fotos tiveram que ser produzidas do zero. O Figurino e a Maquiagem caracterizaram os atores de acordo, e os mesmos foram clicados contra um fundo neutro, posando com membros da equipe. A designer recortou os atores, adicionou uma foto da “cidade luz” ao fundo, e corrigiu o foco e a iluminação. Brrrravô, Magnifique!, como diriam os franceses.

 

“Salve Jorge”, 2013

 

E já que tudo não passa de uma ilusão, por que não ilustrar um sonho também? No seriado “Sandy & Junior”, 1999/2002, Patty (Fernanda Paes Leme) recebe a notícia que passou em um teste para interpretar Frida Kahlo em uma peça de José Celso. Ela incorpora a pintora mexicana e enlouquece a turma do condomínio. Sonha que é a própria Frida. A designer uniu quadros e fotos da pintora mexicana a fotografias da atriz para ilustrar esse sonho. O resultado ficou bem divertido!

 

Sandy & Junior”, 1999/2002

 

E assim, chegamos ao fim de seis colunas sobre o Design Gráfico e a Produção de Arte. Na semana que vem, voltaremos com mais um assunto dentro deste mundo incrível e artístico. Não percam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens