Gisele Farina: Museu da imigração

museu da imigração

Caro leitor, minha dica desta semana é um lugar incrível que eu não canso de visitar: O Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Localizado no bairro do Brás, o prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes, agora abriga o Museu que tem como objetivo, compreender e refletir o processo migratório a partir da história de milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades entre os anos de 1887 e 1978.

O museu conta com objetos, documentos e recursos tecnológicos para trazer informações importantes. Vídeos são apresentados com depoimentos de familiares e até imigrantes que passaram pela antiga hospedaria.

Essa vivência na prática com as histórias e origens, possibilita o contato com as lembranças das pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.

A parte que me chama mais atenção é a exposição fixa “Migrar”. São ambientes, que bordam o processo migratório como um fenômeno permanente na história da humanidade, as políticas voltadas ao tema e o cotidiano da Hospedaria, como por exemplo, o alojamento, artigos usados na época e painéis com fotos em tamanho real.

O acervo traz aos visitantes a oportunidade de conhecer trajetórias de migrantes nacionais e estrangeiros além de contribuir para a cultura do respeito às diversidades.

Recomendo!

Serviço:

Museu da Imigração

Terça a Sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h.

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo/SP.

CEP: 03164-300

Contato: (11) 2692-1866 E-mail: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br

O MI dispõe de bicicletário na calçada da instituição.

Centro de Preservação Pesquisa e Referência

Terça a sábado, das 10h às 16h (exceto feriados).

E-mails: pesquisa@museudaimigracao.org.br biblioteca@museudaimigracao.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens