Homens: participem da campanha Novembro Azul

No mês passado, falamos aqui em nossa coluna sobre o Outubro Rosa, campanha de prevenção contra o câncer de mama. Agora chegou a vez dos homens!

Para quem não sabe, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. A boa notícia é que se diagnosticado precocemente tem 90% de chance de cura.

Por isso, a prevenção é o melhor maneira de evitar que a doença progrida, se espalhe e se torne incurável e fatal.

A campanha Novembro Azul é realizada por diversas instituições por meio de ações de conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se em 2016 o surgimento de 61.200 novos casos, ou seja, 62 casos para cada 100.000 brasileiros! Felizmente, apesar da incidência crescente, observa-se um declínio das taxas de mortalidade, que caíram cerca de 40% nos últimos 15 anos nos países mais desenvolvidos. Essa redução se deve principalmente ao diagnóstico precoce (através do toque retal e do exame de sangue Antígeno Prostático Específico ou PSA) e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.

A recomendação das sociedades médicas é que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco, como incidência da doença na família.

O estilo de vida também é fator fundamental na prevenção. Ter uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável, como a prática de atividade física diári,a podem diminuir o risco de câncer, como também o risco de desenvolver outras doenças crônicas não transmissíveis.

Portanto, homens, previnam-se, visitem um urologista e façam os exames solicitados por ele. O toque retal não interfere na masculinidade de ninguém, pelo contrário, é sinal de que vocês estão preocupados consigo e com seus familiares.

Converse com seu médico e compartilhe essas informações!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens