Lilian Schiavo: A importância da reputação

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Em tempos de compliance, sustentabilidade e liderança com propósito temos que refletir muito sobre reputação.

Elisa Prado, diretora de Comunicação Corporativa da Telefônica Vivo foi uma das palestrantes do nosso evento internacional, o tema escolhido foi “Imagem e Reputação na Era da Transparência”, a repercussão foi enorme e presidentes de associações de diversos países estão interessadas em colocar esse assunto nas pautas dos congressos, quer entender por quê?

Todos sabemos quanto tempo e dedicação é necessário para construirmos um nome de reputação ilibada, para termos credibilidade no mercado e uma carreira de sucesso.

São necessários muitos anos de trabalho, um esforço gigantesco para se sobressair e mostrar sua capacidade, é preciso ser uma inspiração para as que estão galgando o mesmo caminho, é preciso ser um exemplo de ética.

Mas o que levamos uma vida para construir pode ser destruído em pouquíssimo tempo.

Quem lembra de empresários bem sucedidos que foram exemplos de prosperidade, riqueza e poder que estão hoje encarcerados em prisões e envolvidos em escândalos de corrupção? Quantas de nós compramos livros autobiográficos destas celebridades para entender como chegar no topo rapidamente? Qual o segredo para conseguir o primeiro milhão antes de atingir 30 anos?

O que dizer do exemplo do jovem jogador de futebol que apesar do imenso talento está sendo mais conhecido pelas atrapalhadas comportamentais do que pelo esporte praticado?

Alguns cuidados são necessários para que você tenha boa reputação.

Na sua empresa, ao se propor a realizar um trabalho,  entregue o que foi prometido e se não conseguir não arrume desculpas… ao invés de culpar o mercado, a escassez do tempo, a chuva, a desorganização dos outros, o trânsito e os anjos da guarda que não te ajudaram assuma que errou, que infelizmente não conseguiu, tenha auto responsabilidade. Ser responsável é fundamental para adquirir credibilidade, assumir a verdade e encarar que não somos perfeitos é condição sine qua non para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Lembre-se que o mundo dá voltas, então, cada vez que agir com indelicadeza, quando destratar uma pessoa lembre-se que amanhã ela pode ser a presidente da empresa que você vai precisar.  Inteligência emocional é fundamental para nortear nossos relacionamentos, já vi contratos serem desfeitos, pessoas demitidas e carreiras irem por água abaixo por causa de comportamentos inadequados, agressividade e imaturidade. Ter educação e diplomacia são requisitos para bons relacionamentos profissionais.

Para  ter êxito no seu trabalho, tenha humildade para aprender, escute muito, principalmente os mais velhos, pois eles tem grande dose de experiência e sabedoria, sei que parece clichê mas reforço esse conselho pois quando somos jovens temos aquela sensação de poder, aquela certeza que “sabemos tudo” e que “somos melhores”, isso é natural mas seja diferente, ouça e absorva mais conhecimento, você vai se surpreender com os resultados obtidos. Existem coisas que não se aprendem nos bancos universitários nem nos cursos de mestrados, são as vivências adquiridas.

Na Bíblia está escrito que a arrogância precede a queda, e essa é uma verdade incontestável, quantas pessoas no poder caíram justamente por serem reféns da armadilha do ego e da vaidade? Não se comporte como a “rainha da verdade”, a que critica a todos mas não aceita ser criticada, vivi uma situação inusitada onde numa reunião a pessoa responsável por uma empresa que estava sendo questionada chegou carregando um saco de pedras para atirar em todo o mundo e depois não entendeu porque foi preterida e excluída do grupo. Em qualquer circunstância, seja educada, amável, gentil, o cartão de visitas mais aceito é um sorriso e a empatia.

Para obter os resultados almejados tenha uma atitude positiva, transmita segurança, afinal, quem vai investir no seu projeto se nem você confia que vai dar certo? Deixe o pessimismo para os perdedores, ao invés de falar das dificuldades busque as soluções, se tiver medo vai com medo mesmo mas não desista!

Tenha sempre um espaço vazio para ser preenchido por novidades, informações, aprendizados… seja como o bambu, oco por dentro para poder acrescentar, aumentar a capacidade, os saberes; flexível para se curvar diante dos obstáculos, ter leveza para viver, descomplicar o desnecessário, focar num objetivo e seguir em frente.

Finalizo com um trecho do livro “Imagem & Reputação na Era da Transparência – as boas práticas de comunicação a serviço dos líderes, de autoria de Elisa Prado:

“Liderar usando o coração, não ter vergonha de expor e dividir sonhos para inspirar e, se possível, engajar mais pessoas no que realmente acredita. Veja os grandes líderes: aqueles reconhecidos por terem “girado a roda”, transformando opiniões e, definitivamente, mudando o rumo da história, como Martin Luther King, Ghandi ou Nelson Mandela. Eles não agiam apenas por um objetivo, mas por uma causa, sabiam e acreditavam profundamente naquilo que pregavam. É possível tirar um ensinamento desses exemplos: antes de colocar em prática, e comunicar um plano na sua empresa, reflita sobre a verdadeira razão de fazê-lo. Encontre uma causa, vincule-o a ela e expresse o valor que poderá gerar na vida de quem está à sua volta.”

Que você descubra o seu propósito, a sua causa, aquilo que te faz prosseguir, encontre pessoas que acreditem em você, afinal, sempre tem um bando de sonhadores andando em busca de desafios, querendo mudar o mundo e realizar o impossível. Tenha fé, não desista, persista e quando alcançar seu objetivo você vai ver como valeu a pena! Vitórias e conquistas te esperam!

“A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer.” Sócrates.

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