Você é do tipo de pessoa que tem os pés no chão e a mente nas nuvens? As pessoas costumam dizer que você é fora da caixinha?
Já me disseram isso algumas vezes e na primeira vez que ouvi fiquei ofendida, deu a impressão que estavam dizendo que sou meio maluquinha…
Acho que o interlocutor percebeu, pois logo começou a explicar que era muito bom ser fora da caixa, significa pensar de forma inovadora e criativa, ou seja, é excelente!
Uma coisa é você ser fora dos padrões, ter ideias inusitadas, ser pioneira e assumir os riscos.
Outra bem diferente é conseguir fazer outras pessoas acreditarem nos seus sonhos.
Quem me conhece sabe que incentivo a internacionalização das empresas, principalmente as pequenas e médias pois acredito que são o motor da nossa economia. Meu foco é conectar pessoas, empresas, associações e países para oportunizar negócios, trocar informações e facilitar parcerias.
Sou movida a desafios então a história de hoje começa com um telefonema de uma amiga da Câmara de Design de Moda do Paraguai que estava organizando um evento na Argentina com a presença de diversos países latino americanos menos o Brasil. Como assim? O Brasil tem que participar! Precisamos mostrar as nossas estilistas, afinal, temos criatividade, cores, identidade visual e muito talento!
Tínhamos menos de 10 dias para o desfile!
Escrevi uma mensagem no nosso grupo perguntando para as “meninas da moda” se alguma delas teria interesse em representar o país numa passarela internacional. As primeiras pessoas responderam que estava muito em cima da hora, que seria impossível, afinal, ainda tinham que arcar com os custos da viagem, alimentação e hospedagem.
Sem dúvida, a questão financeira pesava muito, o dólar subiu e a proximidade do natal gera gastos adicionais como o 13º salário, confraternizações, presentes, brindes de final de ano e ainda temos que pensar nas contas. Um cenário um pouco desolador.
Mas então uma empresária confirma a viagem e mostra que as vencedoras nascem corajosas! Ela é mãe de uma bebê com 6 meses!!
Ela escreveu nas suas redes sociais: Meu primeiro desfile internacional! Do Brasil para o mundo!!
E foi assim, com a filha no colo e uma mala gigante com as roupas do desfile que ela partiu para abrir as portas no mercado internacional. Nem preciso dizer que foi um sucesso estrondoso, ela cria moda feminina evangélica e roupas iguais para mães e filhas, um nicho pouco conhecido lá fora e que despertou muito interesse. Ela foi entrevistada para a televisão, a sua filha Giovana tirou mais fotos que as modelos, ela voltou decidida a aprender espanhol, aprendeu a lidar com moedas estrangeiras, teve que se virar sozinha pois ficou desconectada da equipe do desfile durante muitas horas, usou a criatividade para se comunicar com gestos e se encantou com a hospitalidade com que foi recebida.
Ir para outro país não apenas te tira da zona de conforto mas te obriga a se reinventar, você perde suas referências e começa do zero, você aprende novos costumes, novas culturas, se alimenta com novas inspirações, novos ares, nova energia.
Aprende a improvisar, a se comunicar com gestos e sorrisos de agradecimento, encara as dificuldades com bom humor, respira outros ares.
Parabéns Gisele pela ousadia, por ter levado sua filha que desde cedo já tem um exemplo de mãe guerreira para se espelhar, você tem o privilégio de contar com o apoio do marido que entendeu que este é um momento importante para que você alcance novos patamares profissionais, obrigada por acreditar em nós e nos nossos sonhos de mostrar um Brasil forte com mulheres vitoriosas.
Que este seja o primeiro de uma série de incursões para outros países, levando nossa bandeira, nosso estilo, a garra da mulher brasileira que não se intimida diante das dificuldades.
O próximo será em breve e espero que ate lá consigamos criar um grupo de empresárias com interesse em alçar vôos cada vez mais altos, com interesse em realizar negócios com outras moedas e expandir os horizontes.
O seu mundo é do tamanho que você quiser, então vamos abrir as asas e voar!