Lilian Schiavo: Ikigai, o propósito da vida

propósito

Ikigai é a palavra japonesa que descreve os prazeres e o sentido da vida, é o que te motiva a levantar todas as manhãs, é o que te move, é o seu propósito de vida.

Falando assim parece muito filosófico, difícil de identificar, metafórico demais, coisa de monge que passa o dia meditando sobre a importância da vida… distante do nosso cotidiano cosmopolita que nos obriga a acelerar e nem deixa tempo para relaxar.

Vivemos devorando livros sobre Mindfullness, o Poder do Agora, a Lei da Atração, Leis Espirituais, Pense e fique rico, e por aí vai, uma infinidade de títulos que vendem o sucesso garantido em cápsulas literárias e como atingir a felicidade em alguns passos.

Outro dia, contando a história da minha vida a interlocutora me olha e afirma que tudo é diferente comigo porque sou oriental, diz que reajo diferente dos ocidentais e isso me intriga.

Lembro do ikigai, da forma como meus pais me ensinaram a viver… na verdade é bem simples pois as crianças conseguem entender. É ter alegria nos pequenos começo. Então,  quando você aprende a desenhar a primeira letra você quer que ela seja a mais perfeita, a mais linda para você, sem necessitar de reconhecimento dos outros, sem aplausos, você faz o seu melhor porque te faz feliz.

Os  japoneses apreciam o efêmero da vida, valorizam uma visão extraordinária que dure poucos minutos, como o céu quando muda de cor, o florescer das cerejeiras, a passagem de um cometa.

Para nós, cada dia é especial e não pode ser repetido, você pode até tentar fazer tudo exatamente igual todos os dias, mas sempre haverá uma nuance, a temperatura do dia, o cardápio do almoço, as frases ditas, as pessoas com quem você interagiu. Isso faz nossa vida ser levada muito a sério, pois ela é feita de momentos únicos, então vamos vivê-la da melhor forma possível, sem desperdício.

Cresci ouvindo que a remuneração é fruto do nosso trabalho, que deveria estudar com afinco e buscar aprendizado contínuo, a meta era encontrar a ocupação que sinceramente me deixa feliz, você já observou uma pessoa que ama o que faz? Não há peso, mas alegria, é quase como se fosse um hobby, as horas passam e ela nem percebe, é o exemplo do chef buscando a receita ideal, o ator que declama a mesma frase milhares de vezes até encontrar o seu personagem, é o artista plástico admirando sua obra e observando os mínimos detalhes.

Viver em harmonia com as pessoas é outro ponto importante, é preciso ter humildade para conviver com as diferenças, respeitando opiniões divergentes, é entender que a sua liberdade deve dar espaço para a liberdade do outro, buscar a paz.

Num mundo onde há busca incessante pelo sucesso, parece que só existem pessoas vencedoras, inspiradoras, as que conseguiram o primeiro milhão de dólares antes dos 30 anos… isso provoca na maioria de nós uma sensação de impotência, frustração, desânimo e stress. Será que existe lugar no mundo para os perdedores, os subordinados, os normais? Será que a felicidade é determinada pelo sucesso?

Quem tem ikigai conhece a resposta, precisamos nos libertar das opiniões alheias e buscar o que nos dá prazer. Pode ser que eu queira ser a melhor mãe do mundo, a melhor esposa, cozinhar o prato mais deliciosa, bordar uma toalha  linda ou ter uma atividade aparentemente muito simples, mas que faz meus olhos brilharem e meu coração se alegrar.

É preciso ter equilíbrio na vida e lembrar das diversas áreas: pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos. Devemos dedicar tempo para cuidar da nossa saúde, estar com a família, com amigos, ter uma ocupação, buscar espiritualidade e se divertir. Tudo é importante e nenhuma área deve ser esquecida, a vida é feita de um pouco de tudo, uma colcha de retalhos.

Para finalizar, busque a felicidade dentro de você mesma, mergulhe numa viagem de autoconhecimento, aprenda a se aceitar como você é, sabe a história do jardim do vizinho ser mais verde? Não caia nessa, olhe para o seu jardim com orgulho do que você construiu até hoje, e se por acaso o outro continuar parecendo melhor, não desista! Continue a busca pela sua verdade, pelo que te faz feliz sem se importar com os outros. Você pode e eu acredito!

 

“Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.”

 

“Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário.”

 

Uma resposta

  1. Muito verdade o que “disse”! Equilíbrio é a chave e, claro, fazer algo que realmente te faz sorrir todos os dias!!! Parabéns pelo artigo! Ikigai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens