Lilian Schiavo: Quantas empresas familiares você conhece?

Basta olhar ao redor e lembramos da padaria, a banca da feira, o comércio do seu bairro  e chegamos até grandes empresas dirigidas por sobrenomes iguais.

É comum ver famílias inteiras se revezando para atender os clientes, fazer entregas e cuidar das finanças.

Segundo levantamento da PwC, no Brasil 80% das empresas se enquadram nesta categoria.

Na última reunião das associadas da OBME observei cada uma delas se apresentando e contando o que faziam e dava para sentir as batalhas que foram enfrentadas, os obstáculos superados e uma ponta de orgulho por terem conseguido chegar aonde queriam.

Muitas delas tem uma história de superação, criaram empresas para criar os filhos sozinhas, enfrentaram preconceitos por serem mulheres, tiveram que mostrar um currículo de muitas páginas para serem ouvidas, mas, no final, sobreviveram e venceram.

Pensando nesse universo feminino e familiar vou contar um case de sucesso que fez com que sua fundadora fosse considerada pela revista Forbes como uma das mulheres mais poderosas do Brasil.

Tudo começou porque a Zica tinha uma fixação muito comum para nós mulheres, o cabelo!

Então juntamos uma família com esposa, marido e 2 cunhados que trabalharam como empregada doméstica, um taxista e dois  funcionários do Mc Donald’s.

Insatisfeita com seus cachos rebeldes, a Zica fez um curso de cabeleireira e queria encontrar um produto que deixasse seus cabelos bonitos, passou a misturar produtos e testar na cabeça do seu irmão pois se não desse certo era só cortar ou raspar, afinal, homens podem ficar carecas.

Ela não queria alisar seus cabelos mas sim realçar os cachos.

Finalmente, depois de 10 anos de pesquisa, criou a fórmula do Super-Relaxante, um produto revolucionário destinado para uma fatia específica do mercado, a comunidade negra. Surgiu então o Beleza Natural, uma rede de salões especializados em cabelos crespos e cacheados voltado para as classes C e D.

Por terem trabalhado no Mc Donald’s levaram o modelo de estações de trabalho, na verdade funciona como uma linha de montagem de fábrica onde a cliente passa por vários profissionais cada um especializado em uma etapa do atendimento, fazendo com que o processo seja mais rápido e eficiente.

O Beleza Natural atende mensalmente 55 mil mulheres, possui 6 unidades no Rio e uma no Espírito Santo, com um total de 850 funcionários, um Centro de Desenvolvimento Técnico para formação de profissionais e uma fábrica, a Cor Brasil Cosméticos.

Ganharam vários prêmios entre eles o Prêmio Empreendedores do Ano pela Ernst & Young em 2006, o título de Mulher Empreendedora de Alto Impacto do Ano pela Veuve Cliquot em 2011, a Leila Velez foi escolhida uma das Young Global Leaders pelo World Economic Forum, de Davos em 2014.

Comecei falando de empresas familiares e este é um exemplo de como, a partir de uma ideia inovadora, eles criaram uma rede de salões de sucesso.  Seus fundadores mudaram de patamar e investiram em conhecimento, sendo que uma delas, a Leila, se formou em Administração de Empresas e fez um MBA em estratégia.

Para mim, eles são uma prova viva que devemos persistir, buscar soluções para nossos problemas, aproveitar as experiências vividas, transformar dificuldades em desafios.

“Lá atrás, quando a gente falava em ter um instituto, uma fábrica, as pessoas olhavam para a gente e diziam ‘vocês são loucas’. Mas, às vezes, a gente tem de ser meio louco mesmo, extremamente obstinado, porque a loucura funciona-desde que exista disciplina, um objetivo muito claro, pé no chão e humildade de saber que a gente vai errar muito, vai aprender com os erros e continuar.” Leila Velez, CEO  e fundadora do Instituto Beleza Natural.

Portanto, se quando você conta seu sonho, seu projeto e as pessoas acharem que é loucura, prepare-se pois talvez você tenha descoberto um nicho de mercado inexplorado, um produto revolucionário ou uma ideia capaz de te transformar em milionário.

Não se acomode se estiver insatisfeita com alguma coisa, crie, aja, mude o mundo ao seu redor, transforme vidas, ajude as pessoas, só não vale ficar parado na sua zona de conforto, vai ser difícil, dolorido, sacrificado, mas no final vai ter valido a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens