Lilian Schiavo: Vale a pena?

Muitas pessoas me procuram para um aconselhamento profissional, tem gente de todas as idades e profissões, algumas com desejo de abandonar o mercado corporativo e se lançar como empreendedoras, outras com dificuldade de encontrar vagas na área de formação, também recebo pedidos de indicações de pós-graduações e cursos,  questionam qual deve ser a experiência adequada para determinada função ou quais devem ser as  estratégias para internacionalização da carreira.

Costumo usar uma tática que apelidei de “ouvir atento”,  normalmente as respostas estão prontas, escondidas dentro da própria interlocutora.

Tem gente que me diz que está perdida! Será mesmo? Peço que ela olhe para si mesma e pergunte qual o seu talento, o que faz o coração bater mais forte e os olhos brilharem feito um holofote.

Você está num emprego enfadonho e fica admirando aquela amiga que teve a coragem de largar a carreira de advogada num escritório renomado e abriu uma loja de produtos veganos? Pensa na coragem que ela teve, nos perrengues que passou com toda a burocracia exigida para ser uma empresária? Já conversou com ela e ouviu que agora que é dona do próprio negócio está trabalhando mais do que antes, inclusive nos finais de semana, dedicação total mas uma felicidade imensa… Você teria essa coragem?

Ou será que você montou uma empresa na garagem de casa e agora sonha com uma carteira assinada, férias e 13º salário? Fica imaginando que delícia deve ser não se preocupar com a produtividade e as vendas, afinal, se tivesse um emprego iria acordar e fazer tudo igual todos os dias e no final do mês o dinheiro estaria lá te esperando, sem susto.

Veja Também  Fernando Calmon - Carros: Polo de atrações

Na minha família todos são profissionais liberais e empresários, exceto uma tia que era funcionária pública, ela se enchia de orgulho para falar da alegria de  passar num concurso público e conquistar estabilidade no emprego, plano de carreira, aposentadoria e benefícios, afinal, esse era o ideal de trabalho para ela que vivia confortavelmente sem emoção, do jeito que queria, com uma monotonia aconchegante.

Pode ser que o seu objetivo é ser uma mega empresária com mais de cinco mil funcionários e unidades espalhadas pelo pais ou pelo mundo. Para você, felicidade é conseguir realizar os sonhos dos empregados, ver que através do pagamento dos salários eles conseguiram conquistar a casa própria, as viagens de férias e as faculdades dos filhos. Você sente um orgulho imenso ao dizer que gera empregos e contribui para o crescimento do nosso Brasil. Tudo bem que você mal consegue ter tempo para ver seus próprios filhos ou ficar com a família, a seta da balança subiu e suas roupas não cabem mais porque não dá tempo de ir para a academia, o seu casamento está indo por água abaixo mas o importante é que sua empresa está crescendo e você está conseguindo resultados financeiros admiráveis.

Tem gente que não gosta de correr riscos, que pensa como deve ser complicado abrir uma loja e passar o dia esperando a entrada de clientes. Tem gente que tem medo da falência e por isso nem inicia um empreendimento para não perder tempo e dinheiro. Tem gente que prefere receber ordens, que deixa os outros decidirem, que acha mais fácil ser levado do que levar. Tem gente que tem pavor do fracasso e por isso nem entra numa luta.

Veja Também  Kacau: Entrevista com Marina Aidar

É, a vida é curta e nossas escolhas tem que valer a pena!

Desde a hora em que acordamos precisamos decidir o que comer, fazer, onde ir… pagamos um preço por cada escolha feita, cada decisão tomada.

Não importa quais sejam as respostas, elas devem ser exclusivamente suas,  vir do seu coração, da sua alma… descobrir o que fazer é abraçar uma missão, é deixar um legado, é se respeitar, é ter valores e propósitos, é ser feliz.

Por isso escolhi este tema: tem que valer a pena levantar e cair e levantar de novo, tem que valer a pena sair de casa e batalhar o nosso sustento e os nossos sonhos. Tem que valer a pena viver!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens