Lilian Schiavo: Valores inegociáveis

valores

Você já parou para pensar quais são os seus valores inegociáveis? Até onde você aceita ir para atingir seus objetivos?

 

Por incrível que pareça, essa pergunta é feita para empresários quando estão idealizando seu negócio mas serve também para sua vida particular.

 

Quando iniciamos um projeto algumas perguntas automaticamente surgem na nossa mente, qual é o nosso objetivo, como faremos para alcançá-lo, qual o público-alvo, porque queremos fazer isso, que benefício as pessoas terão?

 

Sou voluntária numa ONG e costumo ouvir a seguinte pergunta: o que eu ganho fazendo parte disso?

 

Respondo que na verdade existe uma troca recíproca, doamos nosso tempo, trabalho e dedicação e recebemos amor, reconhecimento e uma sensação incrível de felicidade, de certa forma enxergo como ganhar-ganhar, ninguém perde, todos ganhamos.

 

Fazer o bem, ajudar o próximo, contribuir para a melhoria do entorno faz parte do nosso cotidiano e dos nossos objetivos.

 

Vivemos na era da informação veloz, sabemos quais produtos são prejudiciais à saúde, quais empresas usam animais para testes, as notícias que apontam corruptores causam indignação e  nos fazem escolher produtos e serviços provenientes de empresas idôneas, boicotamos produtos que não respeitam consumidores.

 

Jovens talentos buscam empresas com projetos de impacto social, o salário deixou de ser o diferencial e a nova geração está mais preocupada em ser do que ter, vale mais viajar e conhecer outros países e culturas do que ter um carro importado, aprender outros idiomas e estudar no exterior é mais interessante do que morar numa casa enorme. Aliás, as novas moradias estão mais compactas, minúsculas, viramos minimalistas por necessidade.

 

Estamos preocupados com o meio ambiente, a sustentabilidade e passamos a andar mais a pé, de bicicleta, usar transporte público, carregamos nossas canequinhas na bolsa para evitar o uso de copos descartáveis, não uso mais canudos plásticos e vou substituir as escovas de dentes, aprendi com minha filha o que é consumo consciente, busco informações sobre a origem dos produtos e desconfio de preços baixos, pois podem ter sido confeccionados com mão de obra escrava.

 

Eu e  as minhas amigas participamos de movimentos e associações ligadas a diversas causas, têm as que lutam pela paz, para zerar o déficit de vagas nas creches em comunidades carentes, apoio a pacientes oncológicos, inclusão e diversidade,o combate a corrupção, a questão da violência contra a mulher, a capacitação e empreendedorismo. Nós nos ajudamos e lutamos para que nossos projetos se transformem em realidade. Sonhamos e saímos para as ruas, empreendemos ações, buscamos parcerias e não desistimos.

 

Olho para estas amigas e penso que temos algo em comum, uma identidade, um brilho no olhar, o gosto pelo desafio… às vezes sinto que falamos um idioma diferente, nem todo mundo nos entende, é a linguagem da corrente do bem.

 

O que é inegociável para você? 

 

As consequências de escolher a busca pelo sucesso puro e simples pode acarretar perdas muito importantes.

 

Amor, família, amizade, ética, verdade, gratidão, lealdade e honestidade são alguns dos meus valores inegociáveis. 

 

Sou capaz de recusar alguns convites para preservar amizades, afinal, muito mais importante do que palestrar é conservar uma amiga que faz parte da minha vida há 40 anos. Lealdade nesse caso é obrigação!  

 

Ter amigos verdadeiros é um privilégio, eu cultivo os meus com muito carinho, conversas e cafés que duram horas. 

 

Gratidão é reconhecer que alguém lhe proporcionou algo, uma situação ou uma dádiva. Conheço pessoas que sofrem de amnésia total e isso pode causar um desastre social, o resultado é que ela deixa de receber convites e perde amigos sem entender porquê. Procuro agradecer a  quem me apresentou a uma pessoa ou me convidou para um evento, importante  lembrar quem foi que te ajudou a chegar onde está, quem te apoiou quando você precisou. Quando penso em gratidão o meu coração se alegra, reconhecer e agradecer faz bem para a alma! 

 

Ser ético é obedecer normas e princípios morais, é ter respeito, é calçar os sapatos do outro, ou seja, pensar se gostaria que agissem com você da mesma forma que você está agindo. 

 

Costumo receber e fazer ligações para checar informações, então fica a dica, não use o nome de terceiros sem autorização, não invente amizade com quem não conhece pois as mentiras são facilmente detectadas,  não puxe o tapete, quem pode cair é você mesmo. Da mesma forma, se você é uma pessoa correta, íntegra, leal, grata e honesta saiba que essas qualidades podem ter mais valia que um diploma de uma faculdade renomada.

 

Quantos exemplos nós conhecemos  de pessoas brilhantes, com diplomas invejáveis, mas com condutas inapropriadas? Denúncias de corrupção, assédio, racismo podem acabar com qualquer carreira.

 

Com as redes sociais ficou fácil divulgar condutas que antes ficavam escondidas, vítimas que tinham vergonha ou medo ganham coragem ao ver que não estão sozinhas, basta um alarme e todos se mobilizam.

 

O assunto de hoje é para que você reflita sobre o que realmente importa, quais são suas verdades e crenças. Quando você se conhece, não desvia do seu caminho, segue em frente, aprende a dizer não e fortalece sua fé e esperança.  Existem várias portas e você tem livre arbítrio para escolher qual delas quer abrir.

 

Enquanto estava escrevendo esse texto, uma amiga ligou e eu perguntei para ela um valor inegociável, ela me respondeu com uma frase de um livro:

 

“Coragem é a mais importante de todas as virtudes, porque sem ela nós não podemos praticar nenhuma outra virtude com consistência.” Maya Angelou
 

Viva a sua vida com muita coragem!

 

Até a próxima semana!

Uma resposta

  1. Acredito que estamos na era dia, em que tudo fica claro e transparente, não existe mais espaço para falsidade, corrupção e pobreza de espírito.
    O desperdício também traz grandes perdas em outros setores e cada vez mais as pessoas tomam consciência disso.
    Você como sempre é um grande exemplo de humildade e lealdade, e sempre serei imensamente grata por todo amor que já emanou para mim.
    Um grandeeeee abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens