Lilian Schiavo: Vamos falar sobre empoderamento feminino?

Já imagino que muitas pessoas estão torcendo o nariz para o tema… para falar a verdade, não tiro a razão de vocês.

Tenho amigas que tem aversão a esse termo e recentemente li um artigo que coloca o empoderamento feminino como um “clichê constrangedor”. Devo admitir que eu também já pensei assim e por isso resolvi falar sobre esse assunto.

 

Ontem estava numa reunião com uma amiga e percebi como, intuitivamente, usamos algumas das ferramentas do empoderamento. Ao buscar parcerias, fornecedores e investidores mulheres você está incentivando o empreendedorismo feminino.

 

Dar poder é enaltecer e reconhecer a capacidade.

Convivo e trabalho com mulheres incríveis, cada uma com um talento específico que a torna única e percebo que na nossa união vivemos o verdadeiro significado da palavra sororidade. Crescemos porque buscamos nos ajudar como irmandade.

 

Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo.

Em 2010 a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os ” Princípios do Empoderamento da Mulher”, um documento com princípios que ajudem as empresas a promover a equidade de gêneros e garantir o fortalecimento das economias, a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

 

Saiba quais são os 7 Princípios:

1- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

 

2- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

 

3- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens  que trabalham na empresa.

 

4- Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

 

5- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

 

6- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

 

7- Medir, documentar e publicar os progresso da empresa na promoção da igualdade de gênero.

 

Apesar de destinado às empresas, os Princípios do Empoderamento da Mulher devem ser reconhecidos pela sociedade como um todo para garantir um mundo melhor.

Nesta luta pela busca de igualdade de direitos não estamos contra os homens, muito pelo contrário, precisamos do seu apoio e solidariedade.

Sou casada há 32 anos, tenho 2 filhos e o amor, apoio e compreensão da minha família e principalmente do meu marido foram fundamentais para que eu alcançasse meus objetivos.

Termino com o lema da OBME (Organização Brasileira de Mulheres Empresárias) que define como empoderar as mulheres:

“Sozinhas invisíveis, juntas invencíveis.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens