O que a IA. (Inteligência Artificial) não poderá substituir no comportamento humano dentro do ambiente corporativo?
Quando deparamos com a automatização de processos, dados, algoritmos que levam a um determinado comportamento e tendência seguimos uma linha de estratégia que envolve até a macroeconomia. E em alguns casos, ditando até mesmo a Política Monetária Expansionista do país. Mas o que isso estaria relacionado ao ambiente interno corporativo?
A palavra sorte no ambiente corporativo costuma ser usada por pessoas que não conseguem reconhecer no outro: valores, esforços e comportamentos.
Muito do que o mercado busca é o comportamento como referência e com quem esta se relacionando de forma ética no seu modelo de conduta diário.
Aprender com a pluralidade de visões, inquietar-se na busca de novas soluções muitas vezes medidas simples podem contribuir com o crescimento sustentável de um negócio.
Aplicar a empatia no ambiente de trabalho e o transformar num indicador dentro do departamento da Qualidade de uma Organização por exemplo, pode ser observado ao auditá-lo , como um indicador de Desempenho ficará surpreso como o Relacionamento Interpessoal se manteve em estágio de melhoria contínua, trazendo resultados como a medição do FIB (Felicidade Interna Bruta).
Cerca de 9 a cada 10 demissões são ocasionadas devido a comportamento inadequado. Diversas empresas implementam personagens, (mascotes) para trabalhar este indicador passando por todos os departamentos. Uma atitude simples que poderá reduzir Turn-Over e a rotatividade somente pela melhoria do relacionamento interpessoal. Além de contribuir com a saúde mental dos envolvidos.
A ética ligada ao Modelo de conduta aliado ao Credo/Estatutos da Organização alinhada a estratégia da Empresa é um fator primordial na conduta do Ser Humano e insubstituível por qualquer tecnologia aplicada (IA) . Por mais que existam milhares de soluções e facilitadores o valor do ser Humano em conduzir uma relação para o crescimento sustentável sempre será em evidência o principal foco. Seja você introvertido ou extrovertido todos possuem o seu valor agregado, ou seja, custo/benefício. Algo que jamais conseguirá ser substituído. Todos os dados podem indicar facilmente com quem se relacionarem e quais empresas estão direcionadas e fazem parte do seu negócio, mas se você não existir para levar as pequenas melhorias de processos implementadas não haverá como solucionar os problemas que são visíveis apenas com o seu acompanhamento. A automatização (IA) não pode construir um relacionamento de Empatia por você. É aquela sinergia, “o nosso santo bateu”. Este tipo de relacionamento só se constrói s apenas com a vivência e a confiança adquirida para ter acessos a situações minuciosas e delicadas que apenas contamos as pessoas que possuímos vínculos.
Princípios e respeito ao próximo seja numa Gestão Ágil ou no modelo tradicional com hierarquias estabelecidas pelo Organograma da Empresa sempre deverá estar interligada aos seus valores pessoais, é fundamental para o crescimento e credibilidade como um todo. Desta forma estamos falando do vínculo adquirido quando criamos uma aliança no ambiente corporativo.
Em meus relacionamentos com diversos Presidentes observo como respondem meus e-mails e contatos por mim estabelecidos. Vejo os que possuem mais êxito e estão no patamar mais elevado levam isso á sério e fazem questão de o respeitar e o posicionar. Referente ao intermediário. A referência de quem esta indicando ou o famoso “Quem indicou” se refere a Confiança, considerada a base de um crescimento sustentável. Em alguns momentos não poderá ser imparcial ou tolerar algumas situações de Campo Político. Precisará se decidir e ter um posicionamento do que você representa acima de tudo. Refiro-me ao respeito próprio. Nessas situações somente você poderá crescer e nada substituí-lo. Atente aos seus valores e aos vínculos que você gostaria de criar, como por exemplo o seu legado.