A densidade demográfica faz com que os japoneses explorem curiosamente suas habilidades criativas. Os espaços costumam ser otimizados e bem aproveitados em variadas formas, os criativos estacionamentos japoneses é o nosso assunto.
Trafegar no Japão é um desafio, considerando a direção ao contrário, leis severas, câmeras por todos lados, e cidadãos defensores da ordem que denunciam qualquer movimento estranho que se deparem, o registro de um veículo no nome de alguém somente acontece após o pedido do atestado de estacionamento, o que é isso? Calma… eu explico.
O Shako Shomeisho é um atestado que confirma que você tem um espaço autorizado para estacionar seu carro. A liberação desse documento é conferida pela polícia após a solicitação. A polícia vai até o local descrito, confirmando assim a existência do estacionamento e metragem, em seguida receberá um selo adesivo codificado que deverá estar colado no vidro do veículo, autenticando sua autorização de estacionamento. Tudo isso para amenizar complicações e manter a ordem no país. Estacionar em qualquer lugar aparentemente disponível pode lhe trazer importunos, mesmo que seja cinco minutos na frente de uma residência para falar ao celular, possivelmente a polícia irá te abordar.
Os estabelecimentos comerciais como restaurantes, lojas e konbinis, (lojas de conveniência) costumam ter vagas disponíveis sem cobrança, mas o uso é somente para clientes, caso a polícia te abordem e não tenha um cupom fiscal do estabelecimento uma multa será aplicada por estacionar em local proibido.
Por isso é bastante comum encontrarmos diversos estacionamentos particulares, porém é algo caro principalmente em grandes capitais, diferente do Brasil que há um manobrista para estacionar seu carro, por aqui você mesmo estaciona na vaga numerada, uma trava se levanta bloqueando o movimento do veículo, após o pagamento nas máquinas automática a trava destrava o carro.
O sistema é alimentado por moedas onde minutagens equivalem uma moeda, normalmente a minutagem é baixa podendo chegar até 20 minutos por 300 ienes, que são três moedas de 100 ienes, o que no fim do dia seria um valor bastante relevante. Mas nem tudo é tão ruim, nesse mesmo sistema de moedas podemos encontrar algumas vagas liberadas da trava que cobram por diária, o que gera um valor fechado por 24h, para identificá-las fique atento as instruções na placa de entrada dos estacionamentos.
Os shoppings normalmente liberam as primeiras três horas livre, também é possível ser liberado do pagamento dependendo o valor gasto nas lojas. Caso passe do horário entra no sistema de minutagens como os estacionamentos de moedas, porém o bloqueio é feito por uma cancela central nas saídas.
É bastante comum vermos em condomínios residenciais estacionamentos elevadores que empilham os carros, os moradores possuem uma chave que aciona o sistema movimentando o elevador para retirar o carro, e retorna o outro ao lugar. Onde moro são duas vagas em uma, uma fica no subsolo
outra em cima, nível da rua, quando minha vizinha vai sair ela aciona a chave e levanta o meu carro, retira o dela e volta acionar a chave para baixar o meu, se não como eu saio ,né gente! Imagina esquecer o carro do vizinho no alto!!!kkkkk
Há também os elevadores de torres mas comum na região central onde o sistema de elevadores esta instalado em um prédio, ao chegar para estacionar, colocamos o carro em uma plataforma do elevador que sobe e guarda o carro encaixando a plataforma na vaga, para sair após o pagamento na máquina automática o sistema é acionado , o elevador desce seu carro, você entra e aguarda a plataforma girar deixando seu carro de frente para a rua facilitando sua saída.
É comum também algumas residências formarem um condomínio, ocupando um quarterão, praticamente coladas umas nas outras, um espaço como uma viela é o estacionamento, notei que os carros ficam estacionados em fila e normalmente o primeiro a sair de casa deixa o carro na frente para facilitar os outros vizinhos, haja boa convivência.
Interessante, não acharam?
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Sayonara