Marcia Sakumoto: SENBEI, popular biscoito oriental

Desde pequena me deixava muito feliz ver minha mãe chegando do bairro da liberdade em São Paulo com uma sacola de delícias japonesas: aquele biscoitinho redondinho de espessura fina e bem docinho era um deles, tempos mais tarde aquele mesmo sabor acompanhava a comida oriental vendida em caixas, o biscoito da sorte.
Bem, agora você já imagina do que estou falando!
SENBEI, popular biscoito oriental fez sim parte da minha infância e acredito que de todos os descendentes. A pronúncia é senbê e foi uma enorme surpresa ao chegar no Japão encontrar uma extensa variedade deles.
O aperitivo feito com farinha de arroz assado ou grelhado, pode ser salgado, com nori (algas), com gergelim ou com pimenta, camarão , peixe, raízes fortes ostras e ainda em diversos formato, porém o tradicional é redondo e crocante, normalmente servidos acompanhando um saboroso chá verde, aliás chegando por aqui você será recebido com chá verde e senbei.
Os populares biscoitos orientais foram trazidos da China no século lX ainda a base de farinha de trigo, somente no século XVll passaram a ser feitos com farinha de arroz o que os torna leve, crocante e delicioso quase impossível comer somente um, deve ser por isso que encontramos os biscoitos embalados de dois em dois em pequenos pacotes somando 20 unidades em um pacotão super acessível .

Aos arredores do Templo senso-ji, (o templo mais antigo de Tóquio- Asakusa existem lojas especializadas em senbei, onde podemos observar o processo artesanal de fabricação em confeitarias fundadas há uns 50 anos. Conta a história que na segunda guerra mundial os biscoitos eram estampados com o brasão imperial para serem presenteados como forma de gratidão pela Família Real. Nos tempos de hoje, mais precisamente em 2002 foi criado o reino do biscoito na província de Niigata ao norte do arquipélago, no reino do biscoito japonês você mesmo pode passar pela experiência de fazer seu próprio biscoito com até 25 cm de diâmetro e entender mais sobre esse processo artesanal do biscoito de arroz. Antigamente era feito com arroz cozido prensado em um recipiente circular e levado para torrar de 30 segundos a um minuto em fogão a lenha, o que não os deixava tão crocante, ainda bem que tudo evolui e hoje são com desenhos, crocantes e deliciosos.

Por todo o Japão podemos encontrar lojas especializadas em senbei, pois dentro da tradição japonesa ao visitar uma pessoa devemos levar um doce como cortesia, senbei podem ser escolhidos como omiyage, já falei sobre essa tradição por aqui. Mas também encontramos os biscoitos em supermercados, lojas de conveniência e farmácias, sim farmácia, por aqui as farmácias são como mini mercado vendem uma variedade de produtos.
Espero que tenham gostado dessa curiosidade deliciosa. Desejo à todos um FELIZ e DOCE NATAL!!!
Beijos!!!

Loading

Veja Também  Breno Sales: Montenegro – O paraíso esquecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens