Márcia Sakumoto: Valentine’s Day no Japão, namoro ou amizade?

Valentine's Day

Fevereiro estamos na maior movimentação, a decoração nas vitrines e prateleiras nos avisa a chegada do Valentine´s Day no Japão, dia dos namorados.

Mas não adianta ficar imaginando qual será o seu presente, pois em terra nipônica tudo parece ter um toque único. A estrela dessa comemoração tem tipos, preços, tamanhos, modelos temáticos e diferentes, além de vir acompanhado de algumas tradições.

A primeira vez que vi, pensei se tratar da Páscoa, mais tarde soube que o Japão assim como outros países havia incorporado o dia 14 de fevereiro como dia dos namorados.

O dia de São Valentim conhecido como o santo dos apaixonados por realizar cerimônias de casamentos escondido do imperador Claudio II, chegou à cultura japonesa através de uma famosa fábrica de doces, relacionando seus chocolates ao dia dos namorados em campanhas de vendas, com o slogan: presentei quem você ama no dia de hoje.

O negócio deu muito certo, acabou virando uma tradição as mulheres presenteiam comprando ou fazendo chocolates para seus pretendentes, namorados, amantes, maridos estendendo para familiares e amigos, enfim uma ocasião bastante oportuna para fazer um kokuhaku (declaração de amor). Declarar seus sentimentos presenteando com lindos e deliciosos chocolates demonstrando amizade, gratidão e amor é bastante romântico e carinhoso.

Mas é namoro ou amizade? Como saber?

Vamos lá, eu explico:

Honmei Choko (本命チョコ)Demonstra o interesse romântico, compramos para presentear o favorito, o amor verdadeiro.

Tezukuri (手作りチョコ) Chocolate caseiro muito apreciado por ser feito com as próprias mãos colocando todo seu sentimento no trabalho manual e artesanal considerado muito especial entre os japoneses.

Giri Choko (義理チョコ)Destinado para presentear pessoas sem interesse romântico. Adequado para chefes, colegas de trabalho, vizinhos, amigos etc.

Tomo Choko (友チョコ)Chocolate da amizade trocado entre amigas mulheres.

Family Choko ( ファミリーチョコ)Especial para presentear filhos, pais, avós e irmãos.

Gohoubi Choko (ご褒美チョコ)Chocolate para si mesmo, você se presenteia.

Gyaku Choko (逆チョコ)Chocolate invertido, introduzido recentemente como incentivo aos homens presentear as mulheres.

Todo cuidado é pouco na hora de presentear uma pessoa nessa data, pois com tantas diferenciações podemos trocar os chocolates e causar uma tremenda confusão. Imaginou? Fica a dica.

Exatamente um mês depois, no dia 14 de março vamos comemorar o White Day.

Momento dos homens retribuírem os presentes com doces de chocolate branco ou marshmallow, podendo vir acompanhado de presentes como bolsas, pelúcias, joia, enfim vai da criatividade de cada um. As definições dos chocolates valem igualmente, a da intensão vem como resposta, sem esquecer um detalhe, Sanbai Gaeshi significa o triplo do retorno, ou seja o presente deve ter 2 a 3 vezes o valor do que foi dado no Valentine´s Day. Portanto, meninos, vamos colocar as mãos nas economias e caprichar nas escolhas. Nos Animes japoneses em especial Soujo (romances para meninas), podemos acompanhar as histórias dessas tradições.

No Brasil em 12 de junho comemora o Dia dos Namorados, realizando troca de presentes em um romântico jantar, viagem ou passeios, alguns encontros com loucuras de amor surpreendem. Lembrando que muitos solteiros se encontram em eventos para os descompromissados realizados no dia dos namorados também.

Mas podemos notar que as datas foram criadas pelo mesmo motivo, motivação nas vendas e rendem, mas o bom é que rendem amor, romantismo, amizade, oportunidade de partilhar momentos especiais gerando sentimentos de positividade criando aquela atmosfera de união.

Happy Valentine´s Day!!!

Você tem alguma história de dia dos namorados que rendeu?

Conta pra nós nos comentários.

Até semana que vem!

Sayonara!

4 respostas

    1. Ahhh que pena Cristina!!! Mas fique tranquila os japoneses entendem que os estrangeiros desconhecem os costumes, no próximo você poderá surpreende-los.
      Obrigada ✌???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens