Marina Parra: As comemorações da Páscoa na Espanha

¡Hola a todos!

Já estamos nas festividades da Páscoa e sabemos que esta festa religiosa faz parte do calendário de muitos países. Na Espanha não é diferente, é um dos países mais católicos do mundo.

As tradições cristãs celebradas nesta época do ano são bem parecidas, mas é claro, existem diferenças de um país para outro, e isso é o que torna os costumes ainda mais interessantes!

Querem saber algumas curiosidades sobre a Páscoa espanhola? Vêm comigo que eu vou contar!

  1. Os capirotes dos Nazarenos

É muito comum encontrar nas procissões na Espanha pessoas vestidas com um traje roxo, vermelho ou preto e branco e que chamam muito a atenção. Essa roupa ainda possui um gorro alargado em forma de cone. Mas não é por acaso.

O uso deste gorro vem desde a época da Inquisição Espanhola, que começou no século XV. As pessoas que eram condenadas e castigadas tinham que colocar na cabeça essa peça e nela eram desenhadas cenas que representavam o delito cometido. Além disso, segundo a tradição, o acessório é alargado e acabava em forma de ponta porque dessa forma o pecador estava mais perto do céu e de Deus.

Curioso, não?

  1. A mona de pascua

O nome mona de Pascua vem do árabe “munna”, que significa “provisão da boca”, um presente que os mouros faziam aos seus senhores. Sinônimo de fertilidade, esperança e renascimento. É um pão feito de farinha, ovo, açúcar e sal, que simboliza a Quaresma e que, com ela, a abstinência do jejum acabou.

A abstinência da Quaresma trouxe o costume de benzer todos os ovos que as galinhas botavam na quarta-feira de cinzas. Existia também o hábito de pintar de vermelho em alusão a Jesus e depois esses mesmos ovos eram presenteados aos mais chegados.

É tradição que tanto os padrinhos como os avós sejam aqueles que dão a mona ao seu afilhado no domingo de Páscoa depois da missa e colocam nela o mesmo número de ovos que a criança tem de idade. Eles fazem isso até a primeira comunhão ou quando tiverem doze anos de idade.

É muito comum nas regiões Baleares, em Valencia, Aragão, Murcia e na Catalunha.

Evoluíram com o tempo e hoje em dia muitas são feitas com chocolate e há novas formas e cores.

Hummm!!! Deu fome só de olhar!

  1. O indulto de presos durante a Semana Santa

É outra das curiosidades mais surpreendentes da Páscoa na Espanha: todos os anos as irmandades de cidades como Málaga, Valladolid, Leon ou Santander propõem que alguns prisioneiros sejam perdoados por seu bom comportamento durante a Semana Santa.

Mas de onde vem essa tradição?

Na verdade, é devido a um suposto milagre que ocorreu em Málaga em 1759, enquanto estava sendo atingida por uma epidemia.

Os prisioneiros desta cidade pediram permissão para tirar uma imagem da qual eles eram fervorosos devotos, mas a permissão foi negada, o que provocou um tumulto, seguido por uma fuga em massa. A surpresa veio quando os fujões levaram a imagem religiosa pelas ruas da cidade.

Depois disso, os prisioneiros voltaram para a prisão e a epidemia desapareceu milagrosamente, surgindo, assim, a tradição.

Como é interessante saber algumas curiosidades sobre a Páscoa na Espanha, não acham?

Bom, fico por aqui porque tenho muito chocolate para comer ainda!

¡Besos y felices pascuas a todos!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens