Marina Parra: Farpas na realeza espanhola

¡Hola a todos!

Quem aí acha que relações espinhentas entre sogra e nora só acontecem com os “habitantes comuns” do planeta está muito enganado.

Nestes dias tenho acompanhado na imprensa espanhola uma troca, digamos que elegante, de farpas entre a Rainha Letizia e a Rainha Sofía, sendo a primeira nora da segunda.

Todos aqui se lembram que a Espanha possui um sistema político espanhol e é, desde 1978, uma monarquia parlamentar. A Coroa Espanhola é a instituição máxima e o Rei Juan Carlos I foi o Chefe de Estado por 30 anos até a sua abdicação em 2014. Quem assumiu foi o filho, Filipe VI.

O rei Juan Carlos I é casado com Dona Sofía, antiga Princesa da Grécia, e eles tiveram 3 filhos: Cristina de Bourbon, Elena de Bourbon e Filipe VI de Espanha.

O Príncipe Filipe se apaixonou pela então jornalista da TVE (televisão espanhola) em 2003 e se casaram em 2004. Letizia tinha fama de mandar no príncipe, de até então se dar bem com a sogra (a rainha Sofía teria estado sempre do lado do filho quando este lhe disse que tinha se apaixonado por uma jornalista), de querer manter um pé na vida normal (gosta de sair à noite com amigas, ir a concertos) e de ter aderido à moda da operações plásticas (não faltam fotos a comparar o nariz e o queixo da princesa antes e depois do casamento).

Quando o Rei Juan Carlos I abdicou ao trono em 2014, o príncipe Filipe e a esposa Letizia foram nomeados rei e rainha da Espanha. A ex-jornalista tornou-se a primeira rainha plebeia da história da Espanha.

O casal Felipe-Letizia teve duas filhas, a princesa das Astúrias, Leonor, e a infanta Sofia.

A relação entre as duas até então ia bem. Porém, o nascimento das filhas do casal marcou um antes e um depois entre sogra e nora, pois a rainha Letizia estava decidida a marcar o seu território.

Vários fatores fizeram com que as netas fossem afastadas os poucos do cotidiano da avó Sofía, estremecendo ainda mais a relação entre elas. A mãe das meninas aos poucos fez com que se entendesse quem era que mandava no pedaço, desagradando a rainha consorte.

Os laços esfriaram de vez quando La Zarzuela (nome do palácio onde vivem os reis espanhóis) deixou de fora o rei Juan Carlos da celebração do 40º aniversário da democracia na Espanha (28 de junho de 2017), mudando a política de distribuição de documentos públicos dos quatro reis, isto é, deixou claro qual era o papel de cada um na monarquia e no cenário político espanhol.

Por outro lado, olhando de fora, a relação entre as duas rainhas sempre foi boa, especialmente por causa do profissionalismo com que Dona Sofía exerce seu papel, mas no palácio a deterioração nas relações entre ambas é evidente. Existem duas famílias, a Real que aparece nas fotos e a doméstica. Nesta última versão, as relações não são fáceis, apesar dos enormes esforços de Don Filipe para tentar uni-las.

Um dos casos mais recentes da relação tensa entre as duas foi na missa de Páscoa no último dia 01 de abril, na Catedral de Palma de Mallorca, na ilha de Maiorca.

A aparente harmonia familiar seria quebrada por um vídeo em que a tensão entre as duas rainhas é vista quando Dona Sofía tenta tirar uma foto com suas duas netas. A oposição de Dona Letizia a essa posição diz tudo, assim como as palavras de mediação de Don Felipe quando descobre a cena e o olhar de Don Juan Carlos e seu gesto de afastar-se daquele foco de tensão.

Pois é! E você aí pensando que briguinhas entre sogra e nora fosse coisa de plebeus.

Que nada! A realeza é “tão gente como a gente”.

Veja no link abaixo a cena entre as duas rainhas.

¡Besos y hasta la próxima semana!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens