Rodrigo Donati: Cuidados paliativos

Hoje em nossa coluna vamos falar um pouco mais sobre uma nova especialidade na medicina veterinária. Na verdade esta nova modalidade conhecida como cuidados paliativos é há muito tempo realizada pelo clínico, o que muda é que agora alguns veterinários acabaram adaptando de uma forma muito interessante esse conceito já praticado na medicina para a veterinária.

Hoje graças a uma série de fatores combinados vemos cada vez mais pacientes geriatras em nossos consultórios, o que por um lado nos deixa muito felizes já que isso só é possível graças ao avanço da medicina veterinária, porém a parte triste é que cada vez mais temos pacientes com doenças graves e muitas vezes terminais.

É nesta hora que entra em cena o veterinário especializado em cuidados paliativos. Muitos podem estar se questionando, mas qual é a novidade ou meu clínico faz isso já a muito tempo. Como clínico posso dizer que sim realmente nós acabamos dando este suporte ao proprietário há muito tempo realmente, porém na maioria das vezes acabamos nos apegando muito aos nossos pacientes, principalmente àqueles que temos o contato desde filhote onde acompanhamos todo o seu desenvolvimento, o que de uma certa forma acaba dificultando a decisão de até onde ir com o tratamento. Além disso um profissional que está de fora consegue enxergar de uma forma mais racional até onde deve se seguir, além de conseguir dar um suporte emocional não só animal, mas também ao proprietário com quem acabamos tendo uma relação afetiva.

Quem clinica sabe o quão difícil é quando temos de decidir quando é a hora de parar, a hora de aliviar o sofrimento de nossos pacientes e, o pior, ajudar o proprietário nesta decisão tão difícil.

Portanto, se um dia seu clínico sugerir a procura de um profissional desta área não pense que o mesmo não quer mais ter seu mascote como paciente, pelo contrario, é pensando no melhor para seu amigo.

Boa semana a todos e até a próxima!!

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens