O tema que abordaremos hoje em nossa coluna semanal será sobre uma doença silenciosa e cada vez mais frequente em nossa população de mascotes, a diabetes melittus. Este aumento de casos pode ser explicado por diversos fatores, um dos que poderíamos citar é a epidemia de obesidade de cães e gatos. Esta obesidade está ligada muitas vezes à uma dieta rica em carboidratos associada a uma falta de exercício dos mesmos.
Um dos sintomas que mais chama a atenção dos proprietários é que os animais com este mal apresentam uma maior ingestão de água e micções mais frequentes. Outro sintoma é que muitas vezes os animais apresentam um apetite normal ou aumentado, porém o animal apresenta perda de peso, um cansaço excessivo e em alguns casos mais graves podemos ver uma perda de visão por catarata.
O diagnóstico é feito por exames de sangue, muito parecidos com os humanos, como uma glicemia em jejum e/ou uma curva glicêmica. Algumas desordens endócrinas devem ser pesquisadas, pois podem estar associadas a esta patologia e se presentes podem piorar o prognóstico.
O tratamento varia de caso a caso podendo desde ser por um manejo dietético a uma insulinoterapia.
O importante é que o proprietário ao observar os sintomas procure ajuda profissional a fim de um melhor tratamento e um prognóstico favorável.
boa semana a todos e até a próxima.
Petshop Bichos da Mata
3079-4760