Rodrigo Donati: Dietas comerciais X alimentação natural

alimentação natural

O tema escolhido para nossa coluna será sobre a nutrição dos pets, mais especificamente o uso de dietas comerciais ou a introdução da alimentação natural.

Em conversa com colegas vemos que cada vez mais os proprietários vêm com o questionamento de qual das duas opções é a melhor. Em alguns casos temos uma terceira via que são os proprietários veganos que desejam que seus mascotes também o sejam.

Já de início podemos excluir a dieta vegana para cães e gatos, pois ela é contra indicada já que cães não apresentam uma boa digestibilidade de proteínas de origem vegetal e no caso dos gatos que são carnívoros estritos a mesma é completamente contra indicada.

Dito isto, não existe a melhor dieta para seu animal e sim devemos levar em consideração os diversos fatores da vida do proprietário onde englobaremos sua rotina, a parte financeira, onde o mesmo mora por uma questão de logística.

As dietas comerciais, tanto secas como úmidas, foram introduzidas no mercado a fim de facilitar o nosso dia a dia. Elas são alimentos completos, balanceados, formulados por especialistas em grandes institutos de pesquisa a fim de proporcionar o melhor alimento para seus animais, tem como grande vantagem a facilidade de uso, podendo ser deixada no ambiente por um período mais longo, custo e facilidade de se encontrar em diversas localidades.

A alimentação natural é relativamente recente em nosso país e vem como uma alternativa muito interessante para a nutrição de cães e gatos, porém ela deve ser feita de uma maneira correta. A ideia de que uma carne com arroz e vegetais vai alimentar seu animal não pode ser considerada. O proprietário, quando desejar introduzir esta dieta, deverá buscar o auxílio ou de empresas específicas neste ramo, ou, se desejar por fazer ele mesmo, de um veterinário especialista em nutrição animal a fim de que o mesmo formule a dieta ideal. E aí que temos pontos negativos, já que se você não morar em grandes ou médios centros urbanos a dificuldade em achar um profissional é maior o que inviabilizaria sua utilização.

Veja Também  Marina Parra: Você é culé ou merengue?

Com este modismo vemos uma grande quantidade de sites na internet oferecendo cursos de final de semana com o intuito de ensinar como fazer dietas. Vejo com grande ressalva um curso destes, se pensarmos que um curso de especialização dura de 1 a 2 anos não consigo imaginar como é possível passar todas as informações em um curto período.

As duas opções são interessantes e válidas, o que deve ter em mente é a disponibilidade de tempo e recursos a serem investidos para as mesmas.

Como sempre fico a disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.

Boa semana a todos e até a próxima!

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Loading

Uma resposta

  1. Gostei do seu esclarecimento sobre as comidas caseira. Acredito que as rações contem tudo indicado e seja muito pratico, contudo gosto de acrescentar algumas frutas e de manhã pedacinho de pão. Minha família me condena e dou escondido. Estou muito errado? Vivem me alertando de algumas frutas fazem mal, tipo uva, é verdade?
    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens