Hoje em nossa primeira coluna de outubro e em comemoração ao outubro rosa, mês de prevenção do câncer de mama, vamos falar um pouco mais sobre os tumores talvez mais frequentes em cadelas e gatas, os carcinomas mamários.
Os tumores de mama são sem duvidas os de maior prevalência em cadelas e gatas e algumas espécies de mamíferos exóticos. Vale aqui lembrar que machos por apresentarem mamas atrofiadas podem também ser acometidos deste mal, mesmo que em uma prevalência muito menor, porém em um grau de malignidade elevado.
O aparecimento dos primeiros sintomas são muito inespecíficos na maioria dos casos, podendo ser facilmente confundido com outras doenças. A faixa etária é muito variável podendo ocorrer em qualquer idade, porém com uma maior incidência em animais com uma idade mais avançada.
Diversos estudos já demonstraram que animais esterilizados antes do primeiro cio apresentam sua incidência quase nula e a partir do terceiro ciclo a incidência não varia em animais castrados ou não.
Um simples exame de palpação das mamas a fim de detecção de nódulos ou alterações na cadeia mamária é muito válido, já que quando descoberto no início a chance de cura é muito alta.
O conselho que posso deixar para vocês é que ao notar se alguma massa mesmo que pequena, procure um profissional a fim de realizar exames como biopsia ou citologia. Com um diagnóstico precoce a chance de cura de seu animalzinho será muito maior e as intervenções muito menos invasivas.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760