Rodrigo Donati: Zoológicos, os bastidores

zoológicos

Em nossa coluna semanal abordarei o outro lado de que poucos conhecem de um zoológico, e que talvez seja a parte fundamental hoje em dia dos mesmos. Se perguntarmos para o público em geral o que elas acham sobre os zoológicos ou parques, a resposta será na maioria das vezes que os mesmos são para puro entretenimento.

Esta visão não corresponde mais em parques e instituições sérias, onde o bem estar dos animais está sempre em primeiro plano, isso pode ser observado com a reforma dos recintos tentando se aproximar ao máximo dos ambientes naturais, o uso de enriquecimento ambiental, uma dieta formulada especificamente para cada animal em particular a fim de fornecer o melhor regime nutricional.

Para isso, estes locais dispõem de uma grande equipe composta por tratadores, cozinheiros, biólogos e médicos veterinários, muitos deles especialistas em diferentes grupos de animais que acabam dando sentido a real função de um zoo que é a preservação e estudo das mesmas.

Infelizmente, com o crescimento populacional e a demanda cada vez maior por recursos naturais, muitas espécies acabam perdendo seu habitat natural. Alguma delas, como os leopardos das neves, felinos oriundos da região do Himalaia, estão quase a beira da extinção em vida livre, hoje temos uma população dos mesmos em cativeiro infinitamente maior do que em vida livre. Este é um exemplo dentre inúmeros que poderia citar.

Com a preocupação da extinção, estas instituições juntam esforços e conhecimentos para se conseguir a reprodução dos mesmos em cativeiro na esperança de um dia, com a conscientização da população de que é possível o convívio mútuo, promover a reintrodução das espécies na natureza.

Temos que tomar cuidado ao julgarmos aquilos que não conhecemos ou pelo simples fato da influência de “pseudoprotetores” que, no fundo, acabam querendo aparecer.

Estes locais são os melhores para os animais? Se pensarmos friamente, é claro que não. O ideal seria que todos pudessem estar livres em seu habitat natural, porém como isto infelizmente hoje não é possível, estes talvez sejam o ambiente mais seguro para que as futuras gerações possam ter contato com os mesmos, ou teremos crianças no futuro que conhecerão animais somente por fotos ou vídeos, já que os mesmos estarão extintos.

Boa semana a todos e até a próxima!

 

Petshop Bichos da Mata

3079-4760

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens