Rosangela Andrioli: O verdadeiro gelato italiano

Os italianos amam tomar sorvete em todas as estações do ano, mesmo quando está fazendo muito frio. Estamos falando de todos os tipos de sorvete: de frutas, de chocolate, de café, com chantilly, no brioche, com crepe etc.

 

 

Mas como nasceu o sorvete, ou em italiano, o gelato? As origens da receita atual do sorvete, é representada pela fruta, leite e mel congelados, trazida pelos árabes, quando estes chegaram na Itália.

 

Dizem que a primeira versão do sorvete atual deve-se ao cozinheiro siciliano Francesco Procopio dei Coltelli, famoso na França e conhecido pelo nome “ Le Procope”. Francesco tentou usar o açúcar no lugar do mel e a misturar o sal ao gelo, para manter uma consistência mais duradoura. Esta intuição genial fez tanto sucesso que o permitiu abrir o famoso “Café Procope”, em Paris, cobiçado pelos famosos daquela época.

 

Outros historiadores atribuíram o surgimento do sorvete a Bernardo Buontalenti, arquiteto fiorentino, que teve a ideia de usar como ingredientes o leite, o creme de leite e ovos em sua receita.

 

Como acontece frequentemente, não sabemos exatamente a origem do gelato, mas com certeza, a Itália é conhecida como a terra do sorvete e em todo o mundo, a denominação do “verdadeiro sorvete italiano”, é sinônimo de alta qualidade.

 

O sorvete italiano mais procurado é o artesanal, pois agrada a todos os paladares. Além dos clássicos, podemos encontrar outros bem diferentes e apreciados em diversas regiões da Itália, como o sorvete de espinafre, de pimenta  e muitos outros.

 

 

Os italianos, porém, amam também os sorvetes industriais, como o famoso cornetto Algida, simples, mas admirado por todas as gerações. Por aqui, nós também amamos sorvete e agradecemos profundamente a invenção desta delícia, que não tem dia, hora, nem lugar para ser degustado!

 

 

Vocês sabem quanto custa um sorvete na Itália? Para quem não sabe, vale conferir e se programar para tomar muitos sorvetes em sua próxima viagem à terra da bota!

 

2,50 euros –  sorvete com dois sabores;

3,50 euros – três sabores;

4,00 euros – três sabores com casquinha coberta de chocolate branco ou ao leite;

4,50 euros – quatro sabores e casquinha coberta de chocolate e granulados;

5,00 euros – quatro sabores na casquinha formato cestinha;

10,00 euros – seis sabores no Cono Monster (casquinha gigante).

 

 

Abaixo segue uma receita bem fácil de gelato artesanal, diretamente da Universidade do Sorvete, em Bologna. Lá podemos, além de aprender como se faz um vero gelato, visitar o Museu do Sorvete. Imperdível!

https://www.gelatouniversity.com/it/corsi/?boxhome

http://www.gelatomuseum.com/en/book-your-gelato-experience

 

Ricetta Gelato Semplice

 

1 xícara de suco de fruto concentrado (sugestões: morango, maracujá, uva…)

1 xícara de açúcar

1 xícara de água

 

Em um bowl (travessa funda redonda de metal) coloque gelo picado ou moído. Posicione um outro bowl menor, mas do mesmo formato, no centro do gelo. Ele tem que ter gelo em todo o seu redor.

 

Coloque os ingredientes dentro e bata a mistura com um fuê (fuet ou foe) até ele ganhar consistência. Depois é só refrigerar.

 

Buon appetito!

4 respostas

  1. Sem dúvida o “gelato” é uma delícia. O de limão siciliano, super refrescante e delicioso. Vale a pena conferir, além de gostoso é barato e serve como refeição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens