Hoje a coluna do circuito ABC conta um pouco do distrito de Riacho Grande, vamos conhecer?
Riacho Grande é mais um distrito de São Bernardo do Campo, situado na Grande São Paulo; tem uma população de aproximadamente 30.000 habitantes.
Boa parte do distrito é hoje ocupada pela Represa Billings, está localizado em uma área onde no século XVI atravessava os caminhos que ligavam o planalto ao litoral; nesta rota haviam pousadas e ranchos que serviam na época de suporte aos viajantes que por lá passavam. Hoje não existem mais.
O nome da Represa tem origem em sua idealização pelo engenheiro Billings, um empregado da extinta concessionária de energia elétrica Light em 1925.
A criação do distrito de Riacho grande aconteceu quando imigrantes europeus se instalaram na região dando início à sua efetiva ocupação, estes imigrantes começaram a dedicar-se à extração de madeira e à venda de carvão. Pouco tempo depois, a região se transformou no berço da indústria moveleira são-bernardense, sediando as primeiras fábricas de móveis e serrarias.
Criado oficialmente em 1948, o distrito do Riacho Grande abriga hoje os bairros Rio Grande, o bairro dos Finco e mais dez bairros rurais de São Bernardo do Campo; além de duas aldeias indígenas: a aldeia Guyrapa-Ju, e uma parte da aldeia Krukutu.
No distrito também é feita a captação e tratamento de água pela Sabesp, empresa de saneamento básico paulista, para posterior distribuição ao longo dos municípios do Grande ABC.
Riacho Grande é uma das opções para as pessoas que buscam lazer e sair do estresse da cidade grande.
O local faz parte do “cinturão verde” do Estado de São Paulo e possui uma reserva da Biosfera da Mata Atlântica com trilhas ecológicas muito interessantes.
Há muitas opções de passeio, como a Prainha do Riacho Grande, Feirinha do Riacho, Parque Estoril, Casa de Pedra, Rota do Peixe (na Estrada Velha) com vários pontos de pesca e diversos restaurantes temáticos.
Entre tantos lugares legais para conhecer, citarei alguns que com certeza serão muito agradáveis:
Prainha do Riacho Grande – Um dos principais pontos turísticos do Riacho Grande, foi totalmente revitalizada, inúmeras atrações para crianças, adultos e acesso fácil para pessoas com deficiência.
Um enorme Deck de madeira, com quiosques e mesas a beira da represa, fazem do local uma grande opção de passeio e lazer sem sair da grande São Paulo. Uma dica é que em dias de sol o lugar costuma lotar, por isso dias nublados também são uma opção para melhor aproveitar as atrações oferecidas como playground, academias de ginástica ao ar livre, pontos de comércio padronizados, pedalinhos, wet-bike e passeios náuticos. Você tem acesso a Prainha pela Saída no trevo de acesso ao Riacho Grande (km 29 da Via Anchieta).
Feirinha do Riacho– Você encontrará artesanato, bijuterias, quadros, roupas, cerâmica, madeira, crochê, tricô, tecelagem, bolsas, brinquedos, peixes ornamentais e barracas de alimentação (pastel, comidas típicas, lanches, doces e bolos). Parte da renda das vendas da Feirinha é revertida para programas sociais, é aberta aos domingos, das 8h às 17h.
Parque Estoril– O Parque Natural Estoril, de São Bernardo do Campo, é uma unidade de conservação da Mata Atlântica da Represa Billings e da fauna silvestre. O parque tem cerca de 373 000 m² de área total. Inaugurado em 1955, oferece muitas trilhas para caminhada ao ar livre, locais para fazer piquenique, mini-zoológico, teleférico, lugares para comprar lanches e refeições.
Algumas atrações no interior do parque são pagas. Possui estacionamento pago pelo visitante e uma pequena taxa para ingresso, os preços podem ser consultados ligando para o telefone (11) 2630-8035.
Para saber mais sobre a Represa Billings e sua criação acesse o site
http://www.riachogrande.net.br/2012/engenheirobillings.html
E conheça um pouco mais desta obra do Engenheiro Billings, que teve seu trabalho reconhecido mundialmente como o responsável por algumas das mais importantes intervenções já realizadas na maior metrópole sul-americana.
Respostas de 4
Delicioso viajar por estas localidades, flutuando nas suaves letras da Sônia!!!!
Gratidão infinita por suas palavras escritor. ?
Obrigada Sô, mais uma vez ajudando no conhecimento das regiões e mostrando os pontos turísticos .
Sônia!! Um conteúdo completo e muito bem redigido por vc claro! Agora sabemos o horário das atrações! Obrigada querida!???