Sônia Pezzo: Santo André

Antigamente chamada de Vila de Santo André da Borda do Campo, o município de Santo André foi fundado em 1553 por João Ramalho que se uniu a uma índia de nome Bartira, filha do cacique Tibiriça e tornou-se governador da vila.

Em 1558, Ramalho passou a governar a vila como alcaide-mor. Em 1560, devido as rivalidades entre os padres jesuítas de Piratininga e o alcaide, além dos conflitos com os povos indígenas da Confederação dos Tamoios, o governador-geral Mem de Sá decidiu transferir a vila para os campos de Piratininga, onde, desde 1554, já se localizava o Colégio de São Paulo – erguido no atual Pátio do Colégio.

O povoado que viria a constituir a cidade de Santo André surgiu com a inauguração da estação de trem São Bernardo, da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em 1867.
Atualmente esta estação é denominada como Prefeito Celso Daniel – Santo André

Em 1889, a freguesia de São Bernardo se emancipa de São Paulo, tornando-se um município que abrangia todo o território da Região do Grande ABC, que corresponde a Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O nome “Santo André” ressurge em 1910, com a criação de um distrito às margens da São Paulo Railway ou Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

A Economia da região foi marcada pela indústria metalúrgica e montadoras automobilísticas.

Entre as diversas atrações de Santo André, como museu, parques, bares e restaurantes, a cidade conta ainda com uma associação voltada ao estudo e à divulgação de várias espécies de orquídeas e é a principal organizadora do Festival de Flores de Santo André, que faz parte do calendário de festividades em comemoração ao aniversário da cidade.

Santo André possui hoje aproximadamente 720.000 habitantes.

12 respostas

  1. Que linda escrita a da Sônia! Consegue trazer um contexto histórico de maneira romântica e instrutiva. Publique e repasse por aí porque pode ser referência para conhecimento das crianças, na escola, sobre a história da cidade onde moram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens