A sexualidade humana é feita de combinações de fatores biológicos, psicológicos e sociais e é basicamente composta por três elementos: sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. Chamamos de Diversidade Sexual as infinitas formas de vivência e expressão da sexualidade e da identidade de gênero.
Sexo Biológico é o que define macho e fêmea baseado nas características físicas, reprodutoras e órgãos genitais. Há pessoas que nascem com órgãos genitais diferentes com o físico e chamadas de Intersexos.
Orientação Sexual é a atração afetiva ou sexual, ou seja, quando se apaixona ou tem desejo pelo mesmo sexo ou pelo oposto.
Identidade de Gênero é a percepção que a pessoa tem sobre si, é quando o sexo biológico não condiz com seus desejos e sentimentos.
Nesta diversidade temos o mais conhecidos GLBTQ gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e queers. Tantas siglas né? Mas foram criadas justamente para garantir a segurança e respeito de todos. Isto nos garante que podemos ter a sexualidade individual e justificar os desejos do corpo e mente, afinal, nem todas as pessoas são iguais na aparência física, intelectual ou sexual, mas os direitos como cidadãos são os mesmos!
Quando falamos de Fobias que é definido como: medo, aversão e falta de tolerância, às vezes é necessária uma intervenção médica/psicológica, e isto também gera a Ideologia de gênero que é conceito da sociedade, onde NÃO SE CONHECE totalmente o ser humano e julga ou define o Sexo biológico das pessoas.
Mas vamos falar sobre um sentimento maravilhoso que nasce com todos, que se chama AMOR e isso todos nós temos e só precisamos respeitar a todos os seres vivos.
Dúvidas ou sugestões podem me chamar no Instagram @van_inhesta