Meus queridos, espero que tenham tido um bom Natal, momento de confraternização, de fraternidade e de demonstrar nosso amor, sentimento que se torna quase palpável nesta época.
Cada um celebra à sua maneira, uns com a família, outros com amigos, mas a maioria com o costume de presentear. Essa tradição surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso, deram o que tinham de melhor, e nós, a exemplo deles, também presenteamos para demostrar o que temos de mais nobre.
E as luzes natalinas? Voltando no tempo dos deuses, existiam costumes ancestrais que usavam velas para celebrar o retorno da luz do sol à medida que os dias ficavam mais longos após o solstício.
Na comunidade Cristã, as luzes representam o nascimento de Jesus, que veio para iluminar, pela sua mensagem de amor maior.
As decorações de Natal encantam, é como um signo-sinal, que olhamos e nos emociona.
E vou trazer dois destinos de destaques das decorações natalinas no Brasil.
Gramado – RS é conhecida como a cidade mágica do Natal.
Em 1986 começou o primeiro Natal Luz, que se chamava Festas das Hortênsias, nos anos 2000 foram feitas reformulações com a vinda do carnavalesco Joãozinho 30 para produzir o desfile. Atualmente, somou-se o espetáculo do Lago e a Fantástica Fábrica de Natal com seu teatro musical. Esses são os três maiores shows do evento, mas existem diversas outras opções na cidade, seguem duas imperdíveis:
No Lago Joaquina Rita Bier acontece um espetáculo de dança com efeitos pirotécnicos, abrigando os músicos, atores e cantores que flutuam sobre as águas, num palco de emoção.
O grande desfile de Natal é um show com muita dança, luzes, cores e brilho, acompanhado por uma linda trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino.
O evento acontece geralmente de outubro a janeiro. A cidade, que já é um charme pela sua arquitetura, fica toda decorada, cheia de luzes, de atrações e boa gastronomia, tocando o coração de milhões com a magia do Natal.
Já Curitiba – PR, é conhecida como capital luz por sua famosa decoração de Natal e, neste ano, serão 53 dias com 42 atrações.
Espetáculos de som e luzes, parques decorados, teatros, musicais, ruas e casas enfeitadas e até um balão de voos cativos, são só alguns desses atrativos.
O espetáculo do Palácio Avenida, no centro, é impressionante, as vozes das crianças do coral fazem o coração vibrar e o show de luzes é de encher os olhos.
Outro local, bem conhecido e apreciado pelos locais, é a Rua Iluminada, no bairro Umbará. É uma rua sem saída onde reside a família Moletta, descendente de italianos, que desde 1996 decora toda rua e suas casas, ganhando tanta popularidade que hoje tem estrutura com praça de alimentação e sanitários. O trabalho de 60 familiares de todas as gerações, leva em torno de 3 meses e é sensacional.
Bom, é só uma pitadinha sobre esses destinos, que se transformam em cidades mágicas nessa época do ano.
Encerrando esse ano, desejo que as luzes que vemos nesses eventos iluminem nosso caminhar com bondade, amor, respeito, consciência e equilíbrio. Que você seja a mudança que você quer ver no mundo, e leve luz por onde passar!
As melhores e elevadas vibrações a todos.
Giordanna Galvan
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Natal Luz Gramado Créditos Mundo Viajar
Imagem 02: Igreja Matriz de São Pedro – Créditos: iStock UOL
Imagem 03: Nativitaten Gramado Créditos Lunkes Turismo
Imagem 04: Desfile Gramado créditos Mercado&Eventos do Portal Brasileiro de Turismo
Imagem 05: Parque Tanguá Créditos Natal em Curitiba
Imagem 06: Palacio Avenida créditos Daniel Castellano SMCS
Imagem 07: Rua Iluminada Familia Moletta
Uma resposta
Muito boa a abordagem sobre as histórias, a origem do Natal e a divulgação natalina no Brasil